Início Gerais Cotidiano “A MULHER NÃO FOGE DA LUTA”, AFIRMA PRIMEIRA DIRETORA DO IF BARBACENA

“A MULHER NÃO FOGE DA LUTA”, AFIRMA PRIMEIRA DIRETORA DO IF BARBACENA

Cerimônia de posse do reitor, diretoras e diretores-gerais. Foto: Reprodução

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Barbacena (IF Sudeste MG) está sob nova direção desde o último 18 de maio, quando a professora Alcimara Andrade passou pela cerimônia simbólica, após ser escolhida em consulta pública, assumiu a direção-geral – sendo a primeira mulher a ocupar o cargo, em 110 anos desde a fundação.

Em entrevista exclusiva ao Notícias Gerais, a nova diretora revela um pouco sobre sua vida e experiências, além das suas expectativas e os desafios que espera enfrentar na direção da campus.

Alcimara Auxiliadora Andrade de Paula tem 53 anos de idade, é viúva e não tem filhos. Possui graduação em Letras, especialização em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e mestrado em Administração. Com experiência em outras instituições de ensino localizadas em Barbacena; em 2005, ela chegou a atuar como docente substituta na então na Escola Agrotécnica Federal de Barbacena – que viria a se tornar, anos depois, campus do IF Sudeste MG.

Em 2010, foi aprovada no concurso do Instituto Federal de Alagoas, onde foi trabalhar no Campus Piranhas. “Lá,
além de meu trabalho como docente, exerci também as funções de chefe de Gabinete, coordenadora de Ensino e chefe do Departamento Acadêmico”, elenca.

Em janeiro de 2015, foi redistribuída para o Campus Barbacena, onde passou por alguns cargos de chefia junto a seções administrativas, cursos e comissões. “Minha experiência docente é no ensino de língua portuguesa, literatura e redação”, comenta.

Até então, entretanto, Alcimara não tinha administrado uma instituição desse porte. “Contudo, quando firmei o propósito em me candidatar ao cargo de direção, preparei-me fazendo mestrado em Administração e me propus a promover o desenvolvimento institucional por meio da discussão democrática como principal instrumento de gestão”, declara.

Campus Barbacena do IF Sudeste MG fica localizado no bairro São José, em Barbacena. (Foto: Najla Passos / arquivo)

Desafios e possível retomada presencial das aulas

Sobre as expectativas, ela declara que o cenário atual desperta atenção para momentos difíceis que hão de vir. “Vivemos momentos angustiantes, com uma doença desconhecida e com a morte nos assombrando a cada instante. E em meio a tudo isso, tivemos que nos isolar e nos reinventar com o ensino remoto. Fácil não foi, mas estamos resistindo”, pontua.

Segundo a diretora, uma possível volta das aulas presenciais já começa a ser desenhada – por meio de um sistema híbrido, com o qual os profissionais terão que aprender a lidar. Ao mesmo tempo, cortes significativos no orçamento impactam toda a estrutura e lida diária.

“Um vislumbre em meio a esse caos que estamos vivendo são parcerias. Acredito que juntos com a iniciativa privada e pública podemos transpor os muros e desenvolver trabalhos significativos tanto para a instituição quanto para a
comunidade em geral”

– declara Alcimara Andrade, nova diretora-geral do IF Sudeste MG – Campus Barbacena.

A primeira mulher

Foto: Arquivo pessoal

Como já citado, Alcimara é a primeira mulher a dirigir o IF Sudeste MG – Campus Barbacena, que antes era a tradicional Esgola Agrotécnica Federal de Barbacena . Ela afirma que esse pioneirismo tem o seu peso, mas acredita que tenha também a leveza, a dedicação, o compromisso, o coração e o profissionalismo tão peculiar às mulheres na execução de suas tarefas.

“Não tenho dúvidas de que estou abrindo um importante caminho para muitas mulheres, tanto no Campus Barbacena, quanto no IF Sudeste MG e na comunidade em geral – que viram, a princípio, minha atitude como uma missão impossível, de extrema coragem, e hoje já vêem como algo possível de ser almejado e conquistado”, sinaliza.

No cenário acadêmico, Alcimara afirma ver que as mulheres têm buscado os seus espaços e ocupando cada vez mais cargos de liderança. “O que às vezes dificulta essa dedicação é a jornada dupla que muitas têm que fazer (entre o trabalho doméstico e o na empresa)“, frisa.

“A mulher não foge da luta, mas só ela sabe o quão difícil é dividir o seu tempo entre tantas tarefas que precisam dar conta”

– defende Alcimara Andrade.

Anúncio dos cortes nos orçamentos

A nova direção-geral do Campus Barbacena tem início em período marcado pelo anúncio de cortes nos orçamentos dos institutos e universidades federais. Conforme publicado pelo NG, o reitor da Universidade Federal de São João del-Rei, Marcelo Pereira de Andrade, por exemplo, já anunciou que a UFSJ – com o atual orçamento disponibilizado – consegue “aguentar até outubro”.

Para Alcimara, esses cortes e bloqueios desencadeiam um cenário aterrador, tanto para as instituições de ensino.

Ela afirma que o IF Sudeste MG sofreu um corte de 26,55% – aproximadamente R$12,8 milhões. Essa redução afetará a manutenção das bolsas de assistência estudantil, que comprometem a própria formação dos alunos, cuja permanência na instituição depende deste tipo de auxílio.

“Implicará também nas ações de custeio, nas obras em andamento, projetos e nas próprias atividades de ensino, pesquisa e extensão. Como se vê, nossa instituição será impactada fortemente por esses cortes, trazendo uma sensação de angústia e temor a toda a comunidade acadêmica”, crava.

Esperança em tempos melhores

Apesar dos desafios e do cenário pouco animador, Alcimara tem esperança de um futuro melhor. Segundo ela, o país vive tempos difíceis e nunca imaginados provocados por essa pandemia. No entanto, mesmo diante desse cenário, há avanços em solidariedade, amor ao próximo, carinhos e abraços, mesmo que virtuais.

“Precisamos fortalecer essa nuvem do bem e do amor, enchendo nossa alma e corpo com Vida, Fé e Esperança. Não estamos sós nessa luta, nessa caminhada. Dias melhores virão e tudo isso vai passar. Que neste momento estejamos unidos, protegendo a nós e ao próximo, e fazendo a nossa parte para amenizar e vencermos essa situação”, finaliza.

Foto: Arthur Raposo Gomes / arquivo

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui