Início Cultura APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE E DE QUALIDADE: COLABORADORES DO NG EXPLICAM O...

APOIE O JORNALISMO INDEPENDENTE E DE QUALIDADE: COLABORADORES DO NG EXPLICAM O PORQUÊ ISSO É TÃO IMPORTANTE

Kamila Amaral Notícias Gerais

O Notícias Gerais foi lançado em março de 2020 com a proposta de fazer um jornalismo sério, honesto, com independência editorial e pluralidades de vozes no Campo das Vertentes.

Nesses meses de atuação, o portal já marca presença nas redes sociais, somente no Facebook são cerca de 100 mil pessoas alcançadas por mês, e na vida dos leitores, o site tem cerca de 208 mil visualizações mensais.

Para expandir a cobertura do Notícias Gerais para outros seis municípios da região, além dos seis já abraçados, foi criada uma campanha de financiamento coletivo. Até esta terça (12), 18 leitores já contribuíram. O valor arrecadado corresponde a 15% da meta estabelecida de R$ 10.560.

Dos 18 apoiadores da campanha, a maioria são jornalistas ou professores universitários. No entanto, outros profissionais como escritores, engenheiros, juízes e aposentados também deixaram sua contribuição.

Gisele Garcia, escritora e servidora pública. Foto: Arquivo Pessoal

“Notícias Gerais é um canal de notícias desenvolvido por jornalistas sérios e competentes, comprometidos com a ética e a isenção necessárias ao bom exercício da profissão. É independente, não amarrado a grupos oligárquicos. Em um contexto de carência de notícias locais, surge como um importante instrumento na cobertura de acontecimentos de municípios da Região das Vertentes, dando voz a uma população que não se vê representada nos grandes veículos tradicionais de mídia.

Na atual conjuntura de ações de desinformação e de propagação de notícias falsas, o Notícia Gerais se torna uma iniciativa indispensável, um porto seguro da informação de qualidade. É importante que apoiemos essa iniciativa de jornalismo independente. É importante que contribuamos para que o canal continue a nos fornecer o bom jornalismo”, diz a servidora pública e escritora, Gisele Garcia.

“Na atual conjuntura de ações de desinformação e de propagação de notícias falsas, o Notícia Gerais se torna uma iniciativa indispensável, um porto seguro da informação de qualidade. É importante que apoiemos essa iniciativa de jornalismo independente”

Gisele Garcia, servidora pública e escritora
Maura de Nazareth, juíza de direito. Foto: Arquivo pessoal.

“Nos dias de hoje ter uma informação confiável e de qualidade como o Notícias Gerais, não é nada fácil e é por isso e por conhecer a seriedade e competência dos profissionais que idealizaram e que vêm cumprindo esse projeto, ultrapassando todas as expectativas, que eu apoio e gostaria que todos fizessem o mesmo, pois é muito importante manter essa preciosidade do jornalismo a nosso dispor 24 horas por dia”, declara a juíza de direito e colaboradora do NG, Maura de Nazareth.

“Nos dias de hoje ter uma informação confiável e de qualidade como o Notícias Gerais, não é nada fácil e é por isso e por conhecer a seriedade e competência dos profissionais que idealizaram e que vêm cumprindo esse projeto, ultrapassando todas as expectativas, que eu apoio”

Maura de Nazareth, juíza
Vanessa Maia, jornalista e professora universitária. Foto: Arquivo Pessoal.

“Conhecer a procedência de uma informação é tão importante quanto conhecer a origem dos alimentos que consumimos ou da água que bebemos. Esse deveria ser um ato vital. Contudo, nos encontramos desatentos para a importância desta prática por causa de uma série de eventos históricos que sufocaram nossa capacidade de exercer nossos direitos. Longos anos de ditadura militar, que censurou toda e qualquer atitude de saber mais e sobre, e, posteriormente, longos anos de uma mídia atrelada ao capital e seus interesses que excluem tudo o que não gera lucro.

Assim, exercendo o direito de saber a origem das informações que me orientam no meu dia a dia e nos meus julgamentos, venho pedir uma atenção especial de vocês com a campanha de financiamento coletivo do site Notícias Gerais, o novo e necessário portal de notícias de Minas, atuante no Campo das Vertentes. Vi o NG surgir, se planejar e se consolidar a partir da vontade de dois grandes jornalistas. Então, eu peço: – vamos ajudar a mídia independente – e, justamente por isso, muito comprometida comigo, com você, com as nossas causas – a se consolidar? Amigos, vamos juntos nessa campanha de financiamento coletivo do Notícias Gerais: o melhor site informativo de São João del-Rei, Barbacena, Tiradentes, Barroso, São Tiago e Santa Cruz de Minas e região. Eu conto com vocês!”, convida a professora do curso de Comunicação Social – Jornalismo da UFSJ, Vanessa Maia.

“vamos ajudar a mídia independente – e, justamente por isso, muito comprometida comigo, com você, com as nossas causas – a se consolidar? Amigos, vamos juntos nessa campanha de financiamento coletivo do Notícias Gerais”

Vanessa Maia, professora de Jornalismo da UFSJ

Faça parte desta história

Para fazer parte da nossa campanha é fácil. Basta clicar aqui e escolher a melhor forma de apoiar nosso projeto.

Qualquer quantia é válida e as doações podem ser parceladas em até 6 vezes. Com esse ato solidário, você colabora com a manutenção do jornalismo do Notícias Gerais e ainda pode ganhar recompensas: existem ”brindes de agradecimento” para todas as pessoas que contribuírem.

Compartilhe com os amigos!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui