Por Keka Werneck *
A Páscoa deste ano chega sem grande festividade, no isolamento social, mas mais urgente que nunca. Cristo superou a cruz e simbolicamente veio à vida novamente, diz o rito bíblico. Isso representa tantas coisas… as quedas, os erros, as desavenças, passos mal dados que a gente pode refazer, deixar outras pegadas, derrubar esse maldito modo de viver pensando em lucro em pagar as contas e acreditar que a felicidade não está à venda.
Diante dessa pandemia, fica evidente que vale mais a vida do que essa roda viva que nos engole todo dia. Ser tão eficiente assim pra quem? Disputar tanto espaço por que? Tentar desesperadamente ser reconhecido pra quê? Gente do céu… se tomar um café da manhã com calma é tão gostoso. Se tomar um banho demorado é tão relaxante. Se fazer sexo é de graça quase sempre (risos). Se uma boa conversa alimenta a alma… é tanta coisa boa deixada em quinto plano.
É Hora de renascer o desejo de mudar isso. Pensei que fosse pela política, mas devo admitir que o principal caminho quem faz é cada um mesmo. Saindo disso, aí sim a política, o trabalho, a religião, o ateísmo, o casamento, a sociedade… tudo ficará diferente. Abra a porta e entre.
Seja a mudança que você quer ver no mundo – disse Mahatma Gandhi.
Bom renascimento, principalmente, para o planeta Terra.
Esta é a minha mensagem de Páscoa que transmito a você com muito amor.
* Keka Werneck é mineira de nascimento e cuiabana de coração, jornalista em Cuiabá e mãe do João Miguel e da Helena
** Foto da capa: Reprodução – Diocese de São João del-Rei