Redação
Notícias Gerais
Em reunião realizada nessa quinta-feira (23), a diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) resolveu entrar com pedido de impeachment do Presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os motivos alegados para justificar o pedido estão relacionados com a forma que Bolsonaro vem se conduzindo durante a pandemia do Covid-19.
Segundo nota lida e divulgada nas redes sociais por Paulo Jerônimo de Souza, presidente da ABI, Bolsonaro tem atentado contra a saúde dos brasileiros ao desrespeitar as orientações de autoridades de saúde, entre elas, o diretor-presidente da Organização Mundial da Saúde (OMS), durante a pandemia do novo coronavírus.
As motivações que Sérgio Moro declarou, em entrevista coletiva, para justificar o seu pedido de demissão do Ministério da Justiça reforçaram e estimularam a ABI, na pessoa do seu presidente, a entrar “imediatamente” com o pedido de impeachment do presidente Bolsonaro. “Os acontecimentos relacionados a exoneração do ministro Sérgio Moro que vieram à tona hoje caracterizando tentativa do presidente de usar a Polícia Federal para seus interesses pessoais tornam seu comportamento ainda mais grave e sua permanência no cargo mais insustentável”, afirmou Paulo.
Os pedidos de impeachment para tirar Bolsonaro da presidência estão se multiplicando na Câmara dos Deputados. Na sexta-feira (24) o senador Randolfe Rodrigues (Rede – AP) e a deputada federal Joyce Hasselman (PSL – SP) líder do partido na Câmara também protocolaram pedidos.
Chama a atenção o fato de que o PSL foi o partido pelo qual Jair Messias Bolsonaro se elegeu presidente.