Início Gerais ATAQUE CONTRA PROFISSIONAIS DE IMPRENSA É ATAQUE “CONTRA A DEMOCRACIA”, APONTAM ORGANIZAÇÕES...

ATAQUE CONTRA PROFISSIONAIS DE IMPRENSA É ATAQUE “CONTRA A DEMOCRACIA”, APONTAM ORGANIZAÇÕES DE JORNALISTAS

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Durante a gravação de uma matéria na manhã desta quarta (20), uma equipe da TV Integração, afiliada da Rede Globo, foi agredida em Barbacena. Organizações de jornalistas demonstram preocupação com os constantes ataques contra a categoria. “[…] A violência contra um profissional de imprensa é uma violência contra toda a categoria, contra a imprensa livre, contra a sociedade e contra a democracia”, reforça, por meio de nota, a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj). 

Nos últimos meses, os ataques a profissionais de imprensa vem crescendo em todo o Brasil. Na última semana, ameaças de morte a jornalistas foram pichadas em muros de Belo Horizonte. E nesta quarta (20), um repórter cinematográfico foi agredido em Barbacena e teve seu equipamento danificado

A Fenaj, o Sindicato de Jornalistas de Minas Gerais e o Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Juiz de Fora emitiram uma nota de repúdio, publicada nas redes sociais, ao ato de violência e de solidariedade a toda a categoria.

“A escalada de tal violência não pode mais ser tolerada nem por jornalistas, nem por toda a sociedade em geral”, cita. Assim, o Sindicato cobra um posicionamento firme das autoridades responsáveis para coibir tais ator e punir, dentro do escopo das previsões legais, agressores. 

Sindicato de Jornalistas de Minas Gerais está reunindo denúncias

De acordo com a presidente do sindicato, Alessandra Mello, os ataques a jornalistas em Minas Gerais têm aumentado significativamente desde o início da pandemia de Covid-19. Pensando em evitar que esses atos continuem se repetindo, o órgão está juntando material sobre agressão a profissionais de imprensa. 

Os conteúdos estão sendo requisitados pela Polícia Civil do estado, que abriu um inquérito para investigar as ameaças de morte pichadas na capital mineira.

As informações podem ser enviadas para o e-mail sindicatodosjornalistasmg@gmail.com ou para o WhatsApp (31) 98239-4231.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui