Alexandre Frigo *
No cerrar das cortinas, creio que ainda dá tempo de deixar minha homenagem as mães e minha receita para adocicar a vida atribulada dos dias de hoje.
Colo de mãe é doce. É ali que encontramos alento, afeto, amor, carinho, segurança. Colo de mãe abraça, envolve, acalenta e conforta. Colo de mãe é a mão da vida embalando e velando nossos sonhos.
Certa ocasião D. Maria fez um pavê de pêssego para uma sobremesa. Foi um belo e grande pirex cheio de guloseimas e sabores maravilhosos. Ele foi servido em um sábado a noite onde todos saboreamos este manjar dos deuses. Como era um pirex de tamanho razoável acabou sobrando para o dia seguinte. A criançada estava mais feliz que pinto no lixo. Ia ter sobremesa no almoço de domingo e o que era melhor. Era o pavê de pêssego de D. Maria!
Eis que na calada da noite, o destino com sua mão reversa e perversa colocou pelo chão todos os nossos sonhos. Reza a lenda que na madrugada fatídica, um dos moradores da casa resolveu tomar de assalto a geladeira. Pensou consigo mesmo: “um pedacinho de pavê não vai fazer mal a ninguém e ninguém vai perceber que está faltando este quinhão. Tiro uma beirada, acerto o restante e lavo a égua”. Ocorre que, ao abrir a geladeira, não contava o indigitado assaltante de pavê alheio com o desfecho trágico de ver o pirex ir ao chão sem a menor chance conseguir deter sua vertiginosa escapada pelas mãos ainda trêmulas pela adrenalina do furto. Sonhos desfeitos. Dele e nosso. Foi tudo para o lixo! Pavê, pirex e nosso desejo de saborear a sobremesa que, sabe-se lá, quando ia ser feita novamente.
Paira sobre o meliante a benesse da dúvida já que não existem registros fotográficos ou mesmo uma filmagem do que se sucedeu naquela fatídica noite. Tem-se somente a palavra dele. Ele afirma que foi somente uma ida a geladeira para pegar água pois estava com sede e que, ao abrir a geladeira, o pirex estava mal colocado e foi ao chão. Vai saber!
Então vamos adoçar a vida:
- 1 lata de pêssego em calda
- 1 pacote de biscoito champagne
- 1 lata de leite condensado
- 2 latas de leite (use a lata do leite condensado)
- 3 colheres (sopa) de amido de milho
- 3 ovos (separe as gemas)
- 1 colher (sopa) essência de baunilha
- 1 lata de creme de leite3 colheres (sopa) de açúcar
- 1 pacote (pequeno) de coco ralado
Creme:
Em uma panela coloque o leite condensado, o leite, as gemas, o amido de milho e a baunilha.
Misture bem e leve ao fogo, sem parar de mexer, até engrossar e virar um creme liso, deixe esfriando.
Escorra o pêssego e reserve a calda.
Pique em cubinhos (caso queira, reserve alguns pedaços para decorar).
Misture o pêssego picado ao creme.
Cobertura:
Bata as claras em neve, acrescente o açúcar e misture bem.
Acrescente o creme de leite e, após misturar bem, deixe reservado na geladeira.
Montagem:
Em um recipiente médio, coloque uma camada de creme e uma camada de biscoito levemente umedecida na calda do pêssego (rapidamente para não amolecer).
Faça camadas de creme e bolachas, sendo a última de creme.
Despeje a cobertura por cima e espalhe coco ralado.
* É chef de cozinha.