Redação
Notícias Gerais
Em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (8), o professor Marcelo Pereira de Andrade foi nomeado o novo reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Por conta da pandemia da Covid-19, ele será empossado por videoconferência. Seu mandato inicia já neste sábado (9) e dura quatro anos.
Marcelo é professor da Educação Física, doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Já foi vice-coordenador, coordenador de curso, membro dos Conselhos Superiores, pró-reitor de Ensino de Graduação e vice-reitor da UFSJ.
Ele foi o cabeça da chapa eleita democraticamente pela comunidade acadêmica da UFSJ, no dia 26 de novembro de 2019, e teve seu nome referendado pelo Colégio Eleitoral, em votação realizada no dia 9 de dezembro de 2019.
O novo reitor da UFSJ obteve 27 votos na votação eleitoral. As professoras Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro e Elisa Tuler de Albergaria receberam 14 votos cada. Como o critério de desempate previsto era o maior tempo de trabalho na instituição, Rosy passou a ocupar o segundo lugar da lista.
Prerrogativa presidencial
Segundo a Lei 9.192/1995, o presidente tem a prerrogativa de nomear qualquer um dos nomes da lista tríplice para reitor. Uma tradição iniciada desde o processo de redemocratização, porém, prevê que o indicado seja o primeiro colocado. Esta tradição foi respeitada pelos três presidentes dos últimos 15 anos.
Isso mudou após a posse de Bolsonaro. Metade das 12 universidades federais que elegeram seus novos reitores em 2019 não tiveram sua primeira opção respeitada.