Início Gerais Brasil ATENÇÃO: MEC DEFINE O NOME DO NOVO REITOR DA UFSJ

ATENÇÃO: MEC DEFINE O NOME DO NOVO REITOR DA UFSJ

O nome de Marcelo era o primeiro da lista tríplice enviada ao MEC, juntamente com os nomes das docentes Rosy Ribeiro e Elisa Tuler de Albergaria. (Foto: Najla Passos)

Redação
Notícias Gerais

Em edição extraordinária do Diário Oficial da União (DOU), nesta sexta-feira (8), o professor Marcelo Pereira de Andrade foi nomeado o novo reitor da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Por conta da pandemia da Covid-19, ele será empossado por videoconferência. Seu mandato inicia já neste sábado (9) e dura quatro anos.

Marcelo é professor da Educação Física, doutor em Psicologia Social pela PUC-SP. Já foi vice-coordenador, coordenador de curso, membro dos Conselhos Superiores, pró-reitor de Ensino de Graduação e vice-reitor da UFSJ.

Ele foi o cabeça da chapa eleita democraticamente pela comunidade acadêmica da UFSJ, no dia 26 de novembro de 2019, e teve seu nome referendado pelo Colégio Eleitoral, em votação realizada no dia 9 de dezembro de 2019.  

O novo reitor da UFSJ obteve 27 votos na votação eleitoral. As professoras Rosy Iara Maciel de Azambuja Ribeiro e Elisa Tuler de Albergaria receberam 14 votos cada. Como o critério de desempate previsto era o maior tempo de trabalho na instituição, Rosy passou a ocupar o segundo lugar da lista.

Prerrogativa presidencial

Segundo a Lei 9.192/1995, o presidente tem a prerrogativa de nomear qualquer um dos nomes da lista tríplice para reitor. Uma tradição iniciada desde o processo de redemocratização, porém, prevê que o indicado seja o primeiro colocado. Esta tradição foi respeitada pelos três presidentes dos últimos 15 anos.

Isso mudou após a posse de Bolsonaro. Metade das 12 universidades federais que elegeram seus novos reitores em 2019 não tiveram sua primeira opção respeitada.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui