Início Gerais Cotidiano BARBACENA: 347 PESSOAS DEIXARAM DE TOMAR A 2ª DOSE DA VACINA CONTRA...

BARBACENA: 347 PESSOAS DEIXARAM DE TOMAR A 2ª DOSE DA VACINA CONTRA COVID-19

Foto: Bruno Laviola / Arquivo pessoal

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Barbacena é o município da região que mais vacinou pessoas contra a Covid-19 até agora. Em contrapartida, também é o que registrou maior taxa de abandono vacinal – quando a pessoa não retorna para tomar a segunda dose do imunizante.

Um levantamento exclusivo feito pelo Notícias Gerais junto à Secretaria Municipal de Saúde constata que 347 pessoas deixaram de tomar a segunda dose. A maioria delas – 213 – pertence à faixa etária de 65 a 69 anos. Também não receberam a segunda dose 70 pessoas de 80 a 84 anos e 64 moradores que têm entre 70 a 74 anos de idade.

Conforme reforçado pela pasta, a imunização completa só é confirmada quando há a aplicação da segunda dose, se essa for indicada pelo fabricante. “A única vacina disponibilizada no Brasil até o momento de dose única é a vacina da Janssen, que já começou a ser aplicada pelo município”, informa a Secretaria de Saúde, por meio de nota fornecida pela assessoria de comunicação.

Quando a pessoa não retorna na data programada, há diversos chamamentos para que possam receber a segunda dose do imunizante, além de diariamente ser disponibilizada a segunda dose na sala de vacina na Central de Vacinação, para as pessoas que perderam a oportunidade de receber o imunizante. “Há também a busca ativa dos faltosos pela equipe da atenção primária a saúde”, destaca o texto.

A Secretaria explica também que as doses recebidas são administradas conforme orientação do grupo prioritário. Devido ao prazo de vencimento das vacinas, podem ser utilizadas em outros grupos, se já oportuno o intervalo para aplicação da segunda dose.

“Ressaltamos que todos os recebimentos de primeira e segunda dose são equivalentes, ou seja, se recebidas 1.000 doses para um grupo prioritário referente a primeira dose, serão recebidas 1.000 doses para a aplicação da segunda dose, podendo a pessoa em qualquer momento, procurar a Central de Vacina para complementação do esquema vacinal”, complementa.

Caso a pessoa não compareça em momento devido para o recebimento da segunda dose no prazo determinado pelo fabricante e/ou orientação da Anvisa, o esquema deverá ser completado quando ela retornar ao serviço de saúde, não devendo as pessoas deixarem de se vacinar com a segunda dose, mesmo após atraso. “Ressaltamos que não está indicado reiniciar o esquema vacinal, e sim completá-lo”, cita o documento da Secretaria de Saúde.

A nota também afirma que o município segue às recomendações de forma plena ao Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19 (PNO), bem como que não houve falta de vacina para administrar a segunda dose, pois não se alterou a ordem de priorização dos grupos e também referente às doses disponibilizadas para aplicação da segunda dose.

A Secretaria atribui essa taxa de abandono a algumas pessoas por esquecimento, outras por terem apresentado algum evento adverso, mesmo que leve, na aplicação da primeira dose, ou mesmo por desinformação.

Vacinação em Barbacena

Imagem: divulgação

De acordo com o boletim de vacinação da Covid-19 em Barbacena, atualizado nesta quarta (3), já foram aplicadas 53.945 unidades da primeira dose e 27.073 da segunda dose.

Ao todo, o município já confirmou 8.120 casos de infecção do novo coronavírus, dos quais 7.630 já se recuperaram, 550 estão em isolamento, e 261 faleceram. Outros três óbitos estão em investigação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui