Início Gerais Política BARBACENA: INSTITUIÇÕES SE MANIFESTAM SOBRE VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

BARBACENA: INSTITUIÇÕES SE MANIFESTAM SOBRE VOLTA ÀS AULAS PRESENCIAIS

Foto: Carlos Alberto/Imprensa MG.

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Na última quinta (1), o Governo do Estado aprovou o retorno das atividades escolares presenciais em cidades que estiverem na onda vermelha do programa “Minas Consciente“, como é o caso da macrorregião Centro-Sul, que abrange as microrregiões de São João del-Rei, Congonhas, Conselheiro Lafaiete e Barbacena. Um dia depois, a Prefeitura de Barbacena oficializou a mudança por meio de decreto.

Na sexta (2), a Prefeitura de Barbacena publicou o Decreto nº 8.933/2021, que aprova o protocolo sanitário para retorno às atividades presenciais nas instituições de ensino do Município. O documento foi revisado e referendado por maioria do Comitê Municipal de Acompanhamento do Retorno Gradual e Seguro das Atividades Presenciais de Ensino. Esse comitê municipal foi criado com o intuito de pautar a discussão sobre a retomada das aulas com diversos segmentos da área educacional.

Conforme emitido, as instituições de ensino devem cumprir as normas de segurança, higiene e saúde. Antes de reiniciarem as atividades, os estabelecimentos de ensino devem apresentar um Plano de Ação Individual à Vigilância Sanitária.

Retorno gradual e facultativo

De acordo com o decreto do Executivo barbacenense, o retorno ocorrerá de forma gradual nas seguintes datas:

  • 2 de agosto – Educação Infantil
  • 16 de agosto – Ensino Fundamental I
  • 30 de agosto – Ensino Fundamental II
  • 13 de setembro de 2021 – Ensino Médio
  • 27 de setembro – Ensino Técnico e Superior

O retorno das atividades presenciais é facultativo para os estudantes da rede de ensino infantil, fundamental e médio, bem como o nível técnico e superior.

As instituições de ensino deverão adotar o modelo híbrido de retorno por meio da implementação de medidas e estratégias que viabilizem a realização de aulas e atividades presenciais e remotas, conforme consta no documento.

“Escárnio ao combate à pandemia”

Contactado pela reportagem, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (Sind-UTE) em Barbacena avalia como “um escárnio ao combate à pandemia o anúncio pelas secretarias de Educação e Saúde dois dias após o DIEESE (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos) publicar um estudo relatando aumento de 128% de desligamento por morte de profissionais da educação entre os quatro primeiros meses de 2020 e 2021″.

Para a direção do sindicato, “o governo (de Romeu) Zema tem usado da arbitrariedade em suas decisões para que as aulas presenciais retornem o mais rápido possível (em Minas Gerais)“.

De acordo com o Sind-UTE Barbacena, em 2020, “após passar para os municípios a responsabilidade que é sua, determina o retorno apenas na onda verde”; em 2021 vê-se “uma ‘flexibilização’ das medidas adotadas em cada onda e nova atualização para que as aulas retornem ainda na onda amarela”.

O comunicado, enviado ao Notícias Gerais pela unidade sindical, relembra ainda que em 2021, foi realizada “mais uma alteração para permitir o retorno das aulas presenciais em municípios com a ‘onda vermelha favorável’, nas palavras da secretária de Educação”.

“Não acreditamos que o vírus precisa viajar’, e mantemos nosso posicionamento que o retorno seguro às aulas presenciais só será possível com a vacinação em massa, motivo pelo qual as mais de 80 subsedes do Sind-UTE têm lutado este quase um ano e meio de pandemia em conjunto com a direção estadual”, finaliza o texto.

IF Sudeste MG não tem previsão de retorno ao ensino presencial

O Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais (IF Sudeste MG) se manifestou sobre o assunto por meio de nota à imprensa. Publicado nesta terça (6), o texto destaca que, desde o dia 17 de março de 2020, a instituição teve as suas atividades presenciais suspensas e sinaliza que não vai retornar ao ensino presencial no momento.

“Vimos informar que a decisão que tenha como propósito eventual retorno presencial das atividades, ainda que híbrido, será alvo de análise na forma proposta pelo Projeto Reencontro, bem como objeto de deliberação pelos conselhos institucionais, em especial pelo Conselho Superior”, informa a publicação.

No documento, a reitoria do Instituto – que tem campus instalado em Barbacena, São João del-Rei e outras cidades da região – também pontua a autonomia para decidir sobre o retorno das aulas presenciais.

“Importa destacar a autonomia institucional para decidir acerca do retorno presencial, assinalando que a instituição segue as orientações do governo federal, em especial as determinações do Ministério da Educação e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica”, frisa o texto.

A nota finaliza afirmando que não há previsão para o retorno do ensino presencial.

“Estamos envidando esforços para preparar a instituição ao retorno presencial, que acontecerá desde que resguardadas as condições sanitárias e de segurança a toda comunidade acadêmica. Isto posto, destacamos que, para o momento, não há previsão de retorno presencial”, aponta.

Foto: Arthur Raposo Gomes / arquivo

Unipac e UEMG: sem retorno

A reportagem do Notícias Gerais também tentou contato, sem retorno até a publicação desta matéria, com as assessorias de comunicação da Universidade Presidente Antônio Carlos (Unipac) e da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Ambas as instituições têm campus em Barbacena.

O portal segue disponível para ouvir os respectivos posicionamentos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui