Início Gerais Esportes BARBACENA TERÁ TRILHA PARA CICLOTURISMO

BARBACENA TERÁ TRILHA PARA CICLOTURISMO

Trecho da antiga EFOM, nas proximidades da chamada Estação de Padre Brito. Foto: Wanderson Nascimento

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

O ciclismo foi o esporte que teve maior crescimento desde o início da pandemia. De acordo com a Associação Brasileira do Setor de Bicicletas (Aliança Bike), o aumento de vendas de bicicleta no Brasil durante a pandemia foi de 118%. Essa expansão trouxe consigo um despertar das pessoas para a importância da atividade física para a saúde física e mental, além de evidenciar a possibilidade, no caso do ciclismo, do uso das bikes para o transporte e lazer.

Com grande tradição no esporte, Barbacena é sede do Cicloturismo Oeste de Minas, um dos maiores eventos da modalidade no Brasil, que teve a participação de mais de 500 ciclistas de várias regiões. Agora o município dá mais um passo no incentivo a esse esporte, com a criação de uma trilha voltada principalmente para os amantes da bike como forma de lazer, mas também para aqueles que a têm como esporte.

A Diretoria de Cultura, Desportos e Turismo, juntamente com o Circuito Trilha dos Inconfidentes, e em parceria com uma associação local de ciclistas, iniciou em maio os trabalhos de roteirização da trilha, que ainda não tem extensão totalmente definida. De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o espaço será uma nova atração para a população de Barbacena e região adepta do ciclismo e natureza.

O projeto ainda está em fase de estruturação e a prefeitura publicou um vídeo no Instagram mostrando o início dos trabalhos. De acordo com o representante do Circuito Trilha dos Inconfidentes, o turismólogo Dalton Cipriani, a instituição foi convidada a participar da roteirização, e falou dos benefícios dessa trilha para a comunidade.

“Uma rota tão completa e complexa como essa é um ganho muito grande para os praticantes de esporte aqui do Campo das Vertentes, podendo se estender até pessoas de outras regiões e outros estados, que poderão usufruir da trilha depois de mapeada e inserida dentro de um aplicativo e sites de viagens”, declara à reportagem.

Luiz Carlos Pereira Junior, que é organizador do Cicloturismo Oeste de Minas e também representa a associação local dos ciclistas, destaca a importância da união para incentivar o esporte.

“Estamos juntando forças com a Trilha dos Inconfidentes e o poder público para podermos fomentar mais o nosso esporte e principalmente o turismo de aventura em geral”, comenta.

O assessor de Esporte da Prefeitura de Barbacena, Professor Tirrey, explica que a iniciativa integra um plano de ação para o desenvolvimento do ecoturismo – e agora, inclui também o cicloturismo, direcionando os trabalhos para a prática de turismo, esporte e aventura.

O trajeto vai passar por pontos importantes da história do Brasil e da região, com trechos da Estrada Real, Estrada de Ferro Oeste de Minas (EFOM) e Trilha dos Inconfidentes, integrando a prática esportiva ao turismo.

Confira, abaixo, o vídeo na íntegra:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui