Redação
Notícias Gerais
O Corpo de Bombeiros de Barbacena foi chamado para comparecer na Avenida dos Tecelões, na Chácara das Andorinhas, no início da tarde dessa quinta-feira (19). De acordo com informações dadas durante a solicitação, uma criança havia se afogado em uma piscina doméstica.
Quando chegaram no local, os militares confirmaram que se tratava de um bebê de um ano e 10 meses de idade que havia se afogado. De acordo com a mãe, de 36 anos, ela estava em casa junto com a sua filha mais velha, de 11 anos, e a avó, quando perceberam a ausência da criança. Quando procuraram por ela, a encontraram de boiando de barriga para baixo na piscina da casa.
Rapidamente, a irmã mais velha entrou na piscina para retirar a criança, que foi acolhida pela mãe e pediu socorro.
Um vizinho, que atua como policial militar, chegou na residência e realizou, junto com a mãe da bebê, manobras e massagens cardiorrespiratórias, fazendo com que a criança voltasse a respirar.
Na chegada dos bombeiros, os sinais vitais e batimentos cardíacos da criança já haviam sido restabelecidos. Uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também foi acionada para efetuar os exames iniciais e encaminhando a bebê para o setor pediátrico da Santa Casa de Misericórdia.
Atenção redobrada no período de isolamento social
Com a determinação das escolas públicas e particulares de suspender as aulas devido a pandemia de coronavírus, a atenção dada às crianças e adolescentes em casa deve ser ampliada.
Só nesses primeiros meses de 2020, sete mortes por afogamento e quatro resgates com vida foram registrados pelo Corpo de Bombeiros na região. Desses resgates, duas eram crianças.