

Redação
Notícias Gerais
Início da tarde desta segunda-feira (31), por volta de 12h15, bombeiros de Barbacena foram acionados a comparecer à Avenida Sanitária, mais precisamente aos fundos do Colégio Normal, onde um incêndio em vegetação atingia toda aquela região.
De imediato foi deslocado uma equipe o local que iniciou o combate as chamas, entretanto, devido ao forte calor, a baixa umidade e aos fortes ventos, os focos espalharam-se em direção à uma mata de eucaliptos localizada naquela região, chegando até ao Residencial Parque do Professor, um conjunto de prédios localizado aos Fundos do 9° BPM, onde a fumaça incomodou os moradores.
O terreno íngreme e a dificuldade de acesso com o caminhão prejudicou ainda mais os trabalhos pois, durante o percurso, o incêndio atingiu também um bambuzal de grandes proporções, onde a imensa fumaça que se formou foi vista de diversos locais da cidade.
Enquanto isto, uma outra equipe adentrou pela Rua José da Silva Fortes para também tentar controlar o incêndio, enquanto uma outra equipe seguiu em direção à Rua Honório Ferreira Armond, para “segurar” uma outra frente de incêndio que se seguia em direção ao Hospital do Câncer.
Várias residências foram ameaçadas e os bombeiros tinham que retornar aos locais para proteger os imóveis dos moradores.
Depois de intenso combate, que durou até o início do anoitecer, seis bombeiros em três viaturas conseguiram debelar as chamas que queimaram uma área aproximada de mil metros quadrados; para tal, foram utilizados cerca de 20 mil litros de água.
Segundo a Tenente Maria de Fátima, que coordenou os trabalhos, “as ações foram prejudicadas devido ao terreno íngreme, impedindo o acesso com o caminhão. “As equipes tinha que combater, utilizando abafadores e bombas costais”, explicou.
Foi verificado que várias residências ficaram ameaçadas devido à proximidade da vegetação ao lado das residências. A tenente orientou os moradores a manterem limpas aa áreaa que circundam suas residências.
Um fator positivo foi a localização de um hidrante situado às margens da Avenida Sanitária, possibilitando o reabastecimento das viaturas de combate à incêndio.