Início Cultura BONECOS PERSONALIZADOS FAZEM SUCESSO EM SJDR E REGIÃO

BONECOS PERSONALIZADOS FAZEM SUCESSO EM SJDR E REGIÃO

Foto: Lívia Cecon.

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Seja de figuras famosas ou pessoas anônimas, os bonecos personalizados feitos sob encomenda pelo artista plástico Conrado de Medeiros Randi da Fonseca, de São João del-Rei, estão fazendo sucesso na cidade. 

Tem unidades dos Beatles, cantor Freddie Mercury, Amy Winehouse, “São” Bob Marley e até mesmo uma mulher acompanhada pelo cãozinho de estimação. Sem necessidade de contato presencial, o artista trabalha a partir de fotos da pessoa que será representada na peça. “Daí eu vou modelando. (Eu) tento chegar o mais próximo possível das características físicas da pessoa. Fica uma coisa mais caricata, não é nada realístico não”, conta Fonseca. 

Mesmo que o trabalho com os bonecos personalizados seja uma atividade mais recente, Conrado sempre gostou de atuar com artes plásticas, descobriu o papel machê na adolescência e começou a trabalhar com ele por hobby.

Durante cerca de sete anos, ele atuou em um projeto social que levava aulas de teatro e artes plásticas para comunidades carentes da cidade de Tiradentes. Após isso, trabalhou na restauração da Igreja das Mercês, ainda em Tiradentes. “Sempre fazendo trabalhos paralelos com papel machê”, destaca à reportagem.

Nesse mesmo período, ele fez um curso de protético e hoje trabalha com próteses dentárias. Com o distanciamento social recomendado durante a pandemia de Covid-19, o movimento no laboratório em que ele trabalha caiu e os bonecos personalizados surgiram como forma de completar a renda.

“Eu tive que me reinventar. Aí eu comecei a colocar meus trabalhos com papel machê mais em evidência. Resolvi mostrá-los para as pessoas”, recorda.

No início, ele produzia e vendia imagens sacras, mas, como esse mercado é mais saturado, resolveu partir para a fabricação de bonecos de pessoas famosas e depois de pessoas anônimas.

Os bonecos personalizados têm de 25 a 28 cm. Cada peça leva cerca de um mês para ficar pronta, já que o material leva tempo para secar e as partes são feitas em etapas. Além disso, as peças feitas em papel machê, se forem bem cuidadas e não tiverem contato com água ou forem deixadas ao sol, podem durar por tempo indeterminado. 

O artista conta que trabalhar com rostos famosos é mais fácil porque as características mais marcantes dessas pessoas são mais conhecidas e existe uma gama muito maior de fotos e de todos os ângulos dessa pessoa. No entanto, os bonecos de pessoas anônimas também estão sendo muito bem recebidos pelos clientes. “Das novas peças agora, cada uma que eu termino eu fico apaixonado”, conta. 

Já entre as peças sacras que produziu, o artista destaca uma imagem de São Jorge como mais marcante, pois foi uma unidade desafiadora devido às suas particularidades mas que o resultado surpreendeu. 

Foto: divulgação.

Sobre a continuidade dos trabalhos, Conrado revela que, “enquanto eu conseguir tirar um sorriso do rosto das pessoas com as minhas peças eu não vou parar de fazer”. 

Serviço

Informações sobre as peças e contato com o artista podem ser feitos pelo Instagram @atelieconrado.

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui