

Redação
Notícias Gerais
O Shopping del-Rei aderiu ao protesto articulado pelos comerciantes de São João del-Rei pela reabertura imediata do comércio na cidade. Na galeria, várias lojas já retomaram o funcionamento.
A manifestação teve início na última sexta (24), quando vários estabelecimentos comerciais passaram a ostentar faixas pretas com críticas com um espécie de pedido de socorro. A ação foi articulada também nas redes sociais.
Minas Consciente
Apesar do prefeito de São João del-Rei, Nivaldo de Andrade, defender publicamente a reabertura imediata do comércio na cidade, o município continua inscrito no programa Minas consciente, do Governo do Estado, que prevê a retomada da economia por ondas, de acordo com as condições de segurança de cada região.
Neste momento, a Macrorregião Centro-sul, a qual pertence São João, está catalogada na Onde Branca, que permite apenas a abertura do comércio essencial, além de lojas de tecidos, flores, fogos de artifícios, artes e antiguidades, entre outros.
No início de julho, o prefeito chegou a anunciar que romperia com o programa estadual e criaria um próprio, o São João del-Rei consciente, no qual ele mesmo determinaria o que abre e o que não abre na cidade.
Mas uma decisão judicial do Tribunal de contas de Minas Gerais, motivada por uma ação de declaração de constitucionalidade movida procurador-geral de Justiça do Ministério Pública de Minas Gerais (MPMG), Antônio Sérgio Tonet. jogou por terra a empreitada.