Início Opinião Coluna COLUNA: DICAS PARA A MULHER EMPREENDEDORA DRIBLAR A INSEGURANÇA

COLUNA: DICAS PARA A MULHER EMPREENDEDORA DRIBLAR A INSEGURANÇA

Raruza Keara *

As Dicas Raraz, na Semana da Mulher, traz como tema o empreendedorismo feminino. E quando falamos de empreendedorismo feminino precisamos apontar questões históricas, preconceitos e tabus que ainda estão presentes na sociedade e sufocam vozes e ações das mulheres no cenário empreendedor.

As mulheres no Brasil, até o ano de 1962, precisavam pedir autorização ao marido ou ao pai para abrir uma conta em banco. Na década seguinte, no ano de 1974, as mulheres passaram a ter direito ao cartão de crédito pessoal, conquistando uma pequena liberdade para administrar os próprios gastos.

A partir desses dados históricos não fica muito difícil compreender o porquê do empreendedorismo feminino ter características tão próprias em nosso país e os desafios gigantes para a superação das grandes diferenças entre homens e mulheres no ambiente empresarial.

As mulheres empreendedoras ainda sofrem com estereótipo de que não sabem negociar como homens e comparações surgem a cada pedido de empréstimo nas instituições financeiras. Somado a isso, as mulheres têm inseguranças muito maiores na hora de administrar as finanças do empreendimento, resultado de décadas de tutela dos familiares e da falta de oportunidade para exercitar sua capacidade de negociação em ambientes corporativos e financeiros.­

Pensando nisso, as Dicas Raraz separou dicas importantes para driblar as primeiras inseguranças que surgem na hora de encarar o desafio de empreender. Elas são:

  • Tenha paixão: Veja no seu empreendimento a oportunidade de realizar um propósito maior. Se ele foi consequência de uma necessidade financeira ou da oportunidade de flexibilizar seus horários transforme isso em algo mais. Envolva as pessoas no seu objetivo, mantenha-se engajada por meio da conexão com os sonhos e necessidades de outras pessoas. Qualquer empreendimento precisa do combustível chamado propósito.  
  • Drible o medo: Sentir insegurança é normal, todo mundo tem medo de errar. Mas sinto informar, todo mundo erra, encontra desafios, pedras no caminho… Drible essa sensação e acredite. Planeje-se e apresente sua ideia ao mundo.
  • Pare de abraçar o mundo com as mãos: Delegue tarefas e defina qual é a sua prioridade. Não adianta querer carregar o mundo nas costas. Divida as responsabilidades com outras pessoas, em casa, no trabalho, e permita que as pessoas também possam realizar ações por você, ainda que sob à sua supervisão.
  • Encare o seu dinheiro como um dinheirão: Ficamos tão condicionadas por séculos de dependência financeira às “mesadas”, ao “dinheirinho” que ganhávamos, que sentimos dificuldades de encarar o nosso dinheiro como nosso, como a força motriz do nosso negócio e da vida de outras pessoas que nos cercam. Leve seu dinheiro a sério e faça ele valer a pena na sua vida e no seu negócio.
  • Não sinta culpa: A culpa te condiciona ao perfeccionismo, que na grande maioria das vezes é impossível de ser alcançado e te leva à frustração. Por isso, faça o seu melhor e crie espaço para viver bem sua rotina sem sentir que precisava estar em outro lugar. Esteja presente no trabalho na hora em que estiver trabalhando e esteja presente no momento de compartilhar afeto com sua família. A dica da divisão das tarefas pode te ajudar nisso e pode te ajudar a não desistir de sua carreira como empreendedora.

Dicas Raraz, toda semana uma dica sobre comportamento, empreendedorismo ou comunicação.

* Criadora do Peça Rara Estúdio de Criações e Crochê, é jornalista, professora e artesã empreendedora. Siga o @pecararanaweb no Instagram e no Facebook.

Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui