Redação
Notícias Gerais
Com a adoção de barreira sanitária rígida, da esterilização diária das ruas e da obrigatoriedade do uso de máscaras, Conceição da Barra de Minas tem conseguido barrar o avanço do novo coronavírus no município. Conforme o boletim epidemiológico desta quarta (14), a cidade não possui nenhum caso confirmado de Covid-19.
No momento, a rede de saúde contabiliza 12 casos suspeitos e monitora um total de 23 pessoas, incluindo os profissionais de saúde, que apresentam sintomas gripais ou têm vínculos com os casos suspeitos. Nove pacientes sintomáticos já cumpriram quarentena e foram liberados.
Com população de cerca de 4 mil habitantes, o antigo distrito de São João del-Rei investiu nas medidas restritivas para proteger sua população. A barreira sanitária foi instalada no início da crise da pandemia.
Só no dia 12/5, fiscalizou e orientou as 76 pessoas que passaram por ela, com medição da temperatura corporal e distribuição de panfletos educativos. Do total, seis ficaram no município por pelo menos um dia, sob monitoramento das equipes de saúde.
Conceição da Barra de Minas também adotou o uso obrigatório das máscaras no dia 14 de abril, antes mesmo do decreto do governador Romeu Zema (NOVO) impor a medida para toda Minas Gerais.
A desinfecção diária das principais ruas da cidade é outra ação que vem surtindo efeitos positivos, junto ao trabalho de conscientização da população.