Kamila Amaral
Notícias Gerais
Em um vídeo publicado, nesta quarta (22) em perfil na rede social, o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), reafirmou o interesse em reabrir o comércio local e anunciou a aquisição de mais quatro respiradores para a cidade.
Os novos equipamentos serão distribuídos para as unidades de saúde de São João del-Rei: a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) vai receber dois respiradores, enquanto a Santa Casa de Misericórdia e o Hospital de Nossa Senhora das Mercês vão receber um cada. Os respiradores devem ser entregues na sexta (24).
Após essa aquisição, de acordo com Andrade, São João del-Rei terá 40 leitos completos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI), divididos igualmente entre a Santa Casa e Hospital das Mercês.
“Com quarenta leitos e (como) nós não temos nenhum caso grave…”, começa Andrade. O vídeo é cortado antes da conclusão da frase do prefeito. No entanto, dá a entender que o número parece ser considerado o suficiente para o enfrentamento da pandemia, já que a prefeitura pretende permitir a reabertura do comércio.
Na frase seguinte ele explica como seria essa reabertura e as medidas de segurança adotadas. “As pessoas vão poder entrar de máscara, álcool em gel, de quatro em quatro e a gente vai abrindo o comércio aos poucos”, informa o prefeito.
A decisão de Andrade contraria recomendações do Ministério Público e também acordos intermunicipais da região, visto que visto que em reunião entre 51 prefeitos da Macrorregião de Barbacena, na última semana, foi destacado como é importante que as cidades combinem e mantenham o isolamento social, já que um município pode afetar o vizinho. A Macrorregião de Barbacena abrange as microrregiões de Barbacena, São João del-Rei, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.
Segundo o prefeito de São João del-Rei, a reabertura, mesmo que gradual, do comércio é necessária pois “muita gente vem perdendo o emprego”. Andrade ainda defende que a abertura do comércio não significa afrouxar a segurança na epidemia. “Mesmo com o comércio aberto, você só sai de casa se precisar, se não precisar não saia”, finaliza o vídeo.
Confira: