Najla Passos
Da Editoria
Para atender a determinação de preservar a saúde de todos com o isolamento social, a banda Maquinarama, que faz o melhor cover do Skank na região, cancelou o show que tinha marcado para a sexta (27), no Mirante Pub, em Barbacena. Mas não deixou seus fãs no vácuo: mesmo com cada um dos seus cinco membros separados pela quarentena, gravou um clipe que está bombando nas redes sociais.
A ideia de gravar o clipe surgiu de uma conversa entre o baterista Thiago Passos, 35 anos, e o guitarrista, Pablo Alves, 30 anos. A música escolhida foi Amores Imperfeitos, do Skank. “Diante da impossibilidade de realizar os shows agendados, o guitarrista, Pablo, e o baterista, Thiago Passos, tiveram a ideia de gravar online, tendo visto uma tendência que se espelha entre músicos pela internet durante esse período da quarentena”, conta o tecladista Marcelo Crisafuli, 34 anos.
“Nosso intuito foi o de movimentar a página da banda, levar aos seguidores da página e ao público das redes sociais uma atração nesse tempo de quarentena e também demostrar que é possível fazer uma gravação de qualidade boa sem utilizar equipamentos profissionais de gravação”, ressalta Thiago Passos.
“Nosso intuito foi o de movimentar a página da banda, levar aos seguidores da página e ao público das redes sociais uma atração nesse tempo de quarentena e também demostrar que é possível fazer uma gravação de qualidade boa sem utilizar equipamentos profissionais de gravação”
Thiago Passos, baterista.
Cada um no seu quadrado
A captação do áudio foi feita por cada músico na sua casa, com os equipamentos que tinha em mãos: celulares, câmeras, computadores, microfones. “Eu utilizei um microfone para captar a bateria e gravar diretamente no computador, usando um programa simples de gravação”, relata Thiago Nazareth.
A mixagem foi feita pelo vocalista Wallace Passarini, 37 anos, que também é engenheiro de áudio e produtor musical. “Eu avaliei o material que a galera enviou e fiz a mixagem, edição e masterização, para mostrar que é possível gravar com qualidade mesmo com poucos recursos”, destaca.
“Ao juntar tudo, nosso vocalista conseguiu extrair o melhor do material, principalmente o áudio, e montar o clipe”, avalia Marcelo.
“Ao juntar tudo, nosso vocalista conseguiu extrair o melhor do material, principalmente o áudio, e montar o clipe”
Marcelo Crisafuli, tecladista.
Aprovação dos fãs
É consenso entre os membros da banda que os fãs aprovaram o clipe. “Na minha timeline do Facebook e do Instagram, assim como também no WhatsApp, percebi que as pessoas ficaram emocionadas”, afirma Wallace.
“Eles estão nos retornando com muito carinho, agradecidos não só por estarmos levando uma música querida por eles, mas pela própria atitude que a banda teve”, conta o baixista, Thiago Fraga, 33 anos.
“Após um dia de postagem, já recebemos muitas visualizações e o público aceitou bem a iniciativa de levar uma atração feita conforme as medidas de isolamento, em prol da quarentena, para minimizar os efeitos da nova pandemia”, acrescenta Thiago Nazareth.
“Eles estão nos retornando com muito carinho, agradecidos não só por estarmos levando uma música querida por eles, mas pela própria atitude que a banda teve”
Thiago Fraga, baixista.
Maquinarama em ação
Foi Thiago Fraga foi quem teve a ideia de montar o grupo, em meados de 2018. “Sempre fui fã do Skank, desde criança. Além disso, percebia que era uma banda muito querida pelo grande público, com muitos sucessos que todo mundo sabe cantar. Chamei o Thiago baterista e aos poucos fomos encontrando os caras certos pra dar sequência no projeto”, conta.
O tecladista e professor Marcelo Crisafuli, 34 anos, faz coro, invocando sua memória afetiva “É uma banda na qual me identifico, com lembranças desde a infância. Cheguei a ir em alguns shows deles em Barbacena. É uma das maiores e melhores bandas de rock do Brasil e uma das poucas que representa muito bem a cultura e a música de Minas Gerais”, afirma.
Segundo Thiago Fraga, a banda vem se apresentando não só em Barbacena, mas também São João del-Rei, Tiradentes e Barroso. “Os shows são muito animados e existe muita interação da galera”, afirma.
?