Início Gerais Cotidiano COMO CONSTRUIR MELHOR SEU CURRÍCULO; ESPECIALISTA DÁ DICAS

COMO CONSTRUIR MELHOR SEU CURRÍCULO; ESPECIALISTA DÁ DICAS

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

No momento de montar o currículo e se candidatar para aquela tão sonhada vaga, é comum sentir insegurança. Mas calma, não é preciso mentir para deixar sua carreira profissional mais interessante para os recrutadores. O especialista Victor Jamé dá dicas sobre as melhores formas de construir um currículo. 

Nos últimos dias, as discussões sobre o assunto reacenderam devido à polêmica envolvendo o economista, Carlos Alberto Decotelli. Ele chegou a ser nomeado ao cargo de ministro da Educação pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), mas o currículo apresentava diversas informações falsas em diferentes pontos de sua trajetória acadêmica e deixou o cargo antes mesmo de tomar posse. 

A psicóloga Raquel Severino explicou, em entrevista para o Notícias Gerais, que um dos fatores mais comuns que levam pessoas a mentirem em currículos é  a necessidade de conseguir o emprego, principalmente neste momento de crise causada pela pandemia do novo coronavírus. 

Victor Jamé, que trabalha com marketing e é analista de currículos explica que, além disso, as pessoas também se sentem inseguras quando vão concorrer a uma vaga e, também, devido a falta de experiências profissionais. 

Mas então, qual a melhor forma de construir um currículo para chamar a atenção dos recrutadores? O especialista Victor Jamé conta quais os pontos essenciais para se ter no documento e também o que é preciso evitar. 

Erros mais comuns

Victor Jamé explica que o erro mais comuns em um currículo é não adaptá-lo para a vaga pretendida. “A galera acha que vc faz um currículo só, põe tudo o que você já fez na vida e não é assim que funciona”. 

Assim, é importante ler as características que a vaga pede, analisar quais são compatíveis com você e acrescentar isso no currículo. É importante, também, ser objetivo, já que os avaliadores têm pouco tempo para analisar cada um. 

Outro fator importante é não mentir, aumentar informações ou colocar experiências que não foram realizadas de fato. “Recrutador sabe e uma hora é descoberto e você perde um milhão de pontos. Ele sabe quando você está mentindo ou quando o currículo não condiz com a verdade”, completa o especialista. 

Victor Jamé também ressalta que os recrutadores checam, inclusive, as redes sociais dos candidatos e também ligam para os antigos empregos para checar informações. 

Principais informações

Para montar aquele currículo de encher os olhos do recrutador, Victor Jamé conta que existem seis pontos principais a serem colocados no documento. O primeiro deles é um resumo profissional contando sobre sua trajetória. Também é importante acrescentar um parte sobre seu objetivo profissional. 

Além disso, um currículo bom precisa ter as chamadas soft skills, que são importantes para qualquer profissional em qualquer setor. Neste tópico, você deve adicionar aquelas habilidades comportamentais, as competências subjetivas que são difíceis de analisar. “São habilidades que não se aprende na graduação ou na escola, como negociação, resiliência”, explica Victor Jamé. 

As experiências profissionais também são um ponto importante do currículo e, nesta parte, você pode ressaltar em que elas acrescentaram no seu perfil. Além disso, é importante contar sobre projetos realizados ao longo da vida e, também, sobre os pontos fortes, como idiomas ou programas específicos que você domine. 

Dicas importantes

No momento de montar o currículo, é importante que ele chame a atenção do recrutador. “Eu costumo dizer para as pessoas que, aquele currículo feito no word com fonte times new roman ou arial tamanho 12 não adianta mais”, pontua Victor Jamé. 

De acordo com o especialista, os recrutadores levam cerca de 10 segundos para dizer se o currículo é bom e merece uma entrevista ou não. “Dentro de um currículo, sem muitos excessos, tem que fazer o máximo para se diferenciar e chamar a atenção do recrutador”. 

Para isso, é bom investir em modelos mais modernos e com design mais chamativo. A plataforma Canva fornece vários currículos “prontos” de forma gratuita. É preciso apenas se cadastrar no site, escolher um modelo e preencher com informações pessoais. 

Para saber mais sobre dicas de como construir um currículo e orientações para entrevistas de emprego, siga Victor Jamé no twitter pelo perfil @ovictorjame.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui