

Kamila Amaral
Notícias Gerais
O Grupo de Alfabetização de Pessoas Idosas, um dos projetos de extensão da UFSJ, está com as atividades presenciais suspensas devido a pandemia. No entanto, a iniciativa continua promovendo a interação entre os idosos durante o isolamento.
Por meio de um grupo em aplicativo de mensagens, são desenvolvidas atividades de orientação sobre a Covid-19. “Com o envio de informações da cartilha da USP “Envelhecimento saudável em tempos de pandemia”, criada pela professora Meire Cachioni”, conta a professora do Departamento de Ciências da Educação (Deced) e coordenadora do projeto, Mônica Todaro.
As atividades coordenadas pela professora têm contado com a participação de um bolsista e de cinco voluntárias. Segundo a docente, o contato com as pessoas idosas têm contribuído para mantê-las ativas cognitivamente. ”A participação dos idosos têm revelado o interesse deles por compreender melhor o tema (pandemia) e os relatos orais e escritos comprovam o impacto de nossa ação na autoestima dos idosos”, ressalta.


A principal dificuldade para manter o contato remoto com os idosos foi a dificuldade de alguns deles com os aparelhos eletrônicos. “Alguns não estavam totalmente familiarizados com todos os recursos tecnológicos”, explica a professora.
Todaro conta também que os idosos, principal grupo risco da Covid-19, tem respeitado o isolamento social e, inclusive, “criticam as pessoas que não estão levando esse momento a sério”. “Além disso, estamos de segunda a sexta-feira estimulando-os cognitivamente por meio de atividades de leitura e escrita. O que é muito importante para mantê-los avançando nas questões ligadas à alfabetização”, afirma.
Segundo a coordenadora, o projeto de alfabetização para idosos da UFSJ pretende manter as atividades remotas até o fim da pandemia e retornar às atividades presenciais assim que possível.
Serviço
Os idosos, acima de 60 anos, que tiverem interesse em participar do projeto podem realizar as inscrições pelo telefone (32) 98881-9763.