Início Gerais Cotidiano CONTRA CORONAVÍRUS, PREFEITURA DE CARRANCAS FECHA A CIDADE PARA TURISTAS POR 30...

CONTRA CORONAVÍRUS, PREFEITURA DE CARRANCAS FECHA A CIDADE PARA TURISTAS POR 30 DIAS

Foto: Najla Passos

Por Arthur Raposo Gomes
Da Editoria

A Prefeitura de Carrancas, cidade turística localizada a cerca de 57Km de São João del-Rei, declarou situação de emergência por causa da pandemia de Covid-19, nessa quarta-feira (18).

Além de instalar a situação de emergência no município, o Decreto Municipal no 1.877 também reúne orientações a serem adotadas como métodos preventivos contra o coronavírus em Carrancas, que tem um grande potencial turístico por causa de suas cachoeiras e serras.

Eventos e atividades abertos ao público – tais como, teatros, shows, feiras, cultos, missas, assembleias e afins – estão suspensos por 30 dias. Esse é o mesmo período que está contraindicado a circulação e permanência de veículos de turismo na cidade, seja para pernoite ou passeio, bem como o de receber turistas em áreas de acampamento.

Todos os atrativos turísticos, públicos ou particulares, também não podem receber visitas e devem permanecer fechados ao público durante as próximas semanas.

Além disso, o Centro de Atendimento ao Turista (CAT) e a Secretaria Municipal de Turismo não irão funcionar. Em caso de dúvidas, a pessoa deve entrar em contato pelo e-mail turismoecultura@carrancas.mg.gov.br.

Um dos integrantes do comitê de crise criado no município é o Diretor de Turismo e Cultura de Carrancas, Marcos Alexandre de Jesus Ramos. Segundo ele, apesar de parecer medidas extremas, as decisões são necessárias e tiveram o apoio dos donos de meios de hospedagens da cidade.

“No último final de semana – quando até então, as medidas da cidade eram apenas de prevenção – Carrancas recebeu um alto número de visitantes”, cita Alexandre, lembrando que, inclusive, grande parte da população do município é constituída por idosos: um dos grupos de risco do Covid-19.

Estabelecimentos de alimentação têm obrigações ampliadas

No mesmo decreto, a Prefeitura instrui ações de prevenção contra o Covid-19 para proprietários de serviços de alimentação, como restaurantes, lanchonetes, trailers e bares. São elas:

  • Oferecer álcool gel 70º na entrada do estabelecimento, para uso dos clientes;
  • Ampliar a frequência de higienização das superfícies;
  • Deixar as mesas organizadas com distância mínima de um metro e meio de distância entre elas;
  • Garantir a ventilação natural nos ambientes de uso dos clientes.

Outros serviços também estão suspensos

Ainda no Decreto no 1.877, ficam estabelecidos algumas determinações sobre a área de saúde: viagens de pacientes para outras cidades estão suspensas, exceto em casos emergenciais; os dentistas que atuam na Unidade Básica de Saúde (UBS) irão atender apenas casos de urgência e emergência; atendimentos no Centro de Referência da Assistência Social devem ser agendados pelo telefone (32) 3327-1235.

Áreas de lazer como o Poliesportivo, o Salão de Eventos e o Estádio Municipal Serra Verde estão fechados ao público também por 30 dias.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui