Kamila Amaral Notícias Gerais
Até a tarde de sexta-feira (17), a cidade de Barroso já havia confirmado 66 casos de Covid-19. Entre eles, 17 recuperados. O número de casos registrou um aumento expressivo nos últimos dias, até o início de julho a cidade tinha registrado apenas 14 casos da doença.
A secretária de Saúde de Barroso, Sandra Dutra dos Santos, afirma que a maioria dos novos casos foi registrada a partir da testagem dos trabalhadores que vão atuar na parada de forno da Fábrica de Cimento de Barroso. “O que aconteceu foi que vínhamos seguindo, assim como os demais municípios da região, os protocolos de testagem. (…) Houve uma exigência, da própria fábrica, que os prestadores de serviço, que as empresas terceirizadas, testassem os profissionais que iriam participar da parada de forno”, explica Santos.
Segundo a secretária, essa testagem “além do protocolo” fez os números subirem. “A maioria das pessoas (confirmados com Covid-19) estão assintomáticas, mas em quarentena”, reforça.
Santos enfatizou também que, com a transmissão comunitária constatada em todo território nacional, se no Brasil houvesse maior seriedade em relação a testagem “os números seriam muito diferentes”.