Início Gerais Cotidiano COVID-19 NA PREFEITURA DE SJDR: ATÉ GRUPO DE RISCO CONTINUA TRABALHANDO

COVID-19 NA PREFEITURA DE SJDR: ATÉ GRUPO DE RISCO CONTINUA TRABALHANDO

Foto: Juan Szczypior

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Mesmo após a confirmação de que o prefeito municipal de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), e sua esposa, a secretária municipal de Assistência Social, Aline Aparecida Gonçalves, estão com Covid-19, os servidores municipais da Prefeitura, inclusive os membros do grupo de risco da doença, seguem trabalhando normalmente.

“Logicamente, os funcionários que têm mais contato com o prefeito e com a secretária, eles já estavam correndo risco e estão correndo mais ainda. Na realidade, os funcionários continuam aglomerados, ele (o prefeito) não voltou ao sistema antigo, que estava sendo adotado (revezamento de funcionários)”, sinaliza o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de São João del-Rei (Sindserv), Waldonier Trindade Fonseca.

Ainda antes desse novo cenário, o sindicato já havia denunciado ao Ministério Público a volta ao trabalho integral de todos os servidores municipais de São João del-Rei. O caso foi encaminhado ao Ministério do Trabalho de Belo Horizonte (MTB) e, nesta quarta (16), a Prefeitura Municipal foi notificada de que tem o prazo máximo de cinco dias para apresentar ao órgão um relatório sobre a situação de trabalho dos servidores municipais durante a pandemia.

“Aí o MTB, logicamente tomará outras providências, o que nós achamos que está demorando muito, uma vez que o prefeito já está contaminado”, destaca o servidor.

O Sindserv não tem informações sobre casos confirmados de Covid-19 entre os servidores municipais. No entanto, o sindicato já recebeu relatos de que existem servidores da Prefeitura que apresentaram sintomas da doença e estão afastados do trabalho, aguardando resultado de exames.

“Eu entendo que essa onda da Covid-19 oscila muito, cada hora ela diminui em determinados locais e em outros ela aumenta. Então, eu acho temerário que se continue submetendo o servidor a essa aglomeração, que eu acho que é uma atitude impensada e irresponsável do senhor prefeito”, defende Fonseca.

Segundo o Sindserv, além da notificação enviada a Prefeitura para prestação de esclarecimentos, o Ministério do Trabalho já instaurou um inquérito civil para apurar as denúncias feitas pelo sindicato.

O que diz a Prefeitura

O Notícias Gerais entrou em contato com a Prefeitura Municipal de São João del-Rei, via assessoria de comunicação, e foi informado de que o prédio que abriga o executivo municipal passou por uma desinfecção na terça (15). No entanto, a assessoria da Prefeitura não soube informar sobre a situação dos funcionários municipais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui