Início Opinião Artigos CRÍTICA: CIDADE INVISÍVEL – UMA REFLEXÃO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO

CRÍTICA: CIDADE INVISÍVEL – UMA REFLEXÃO SOBRE O FOLCLORE BRASILEIRO

Imagem: divulgação

Ana Elisa Costa *

A nova produção da Netflix, Cidade Invisível foi lançada em fevereiro deste ano, e retrata o folclore brasileiro de forma nunca vista antes. A série, criada por Carlos Saldanha, se passa no Rio de Janeiro dos tempos atuais, tendo como protagonista Eric (Marco Pigossi), um membro da polícia ambiental que começa a investigar a morte da esposa, e a partir disso se vê envolvido em um mundo habitado pelos maiores personagens da cultura brasileira.

Cuca, Saci, Iara são apenas alguns dos seres que vivem entre os humanos, mas que neste momento correm sérios perigos. Alguém (ou algo) vem caçando e matando esses símbolos da cultura, história, e identidade brasileira.

A maneira como a série apresenta as criaturas das lendas populares é totalmente nova, saindo da visão estereotipada do folclore retratado como conteúdo puramente infantil, sendo que a seriedade e o suspense envolvidos dão um novo olhar aos tão conhecidos contos. Além disso, o elenco é composto por talentosos atores e atrizes que interpretam com grande maestria seus papéis, fazendo o público entrar no novo mundo construído e apresentado.

O enredo também prende o público logo no início da trama, trazendo reflexões sobre a preservação das tradições, da cultura que compõe a ancestralidade brasileira e como isso vem sendo negligenciado para o que muitos acreditam ser o progresso do país. A “morte” das criaturas folclóricas representa o desprezo e a negligência do povo pela cultura, pela identidade brasileira, e a série foi capaz de mostrar claramente que isso não é sinônimo de evolução ou de progresso nacional. E, dessa forma, as tradições não devem ser vistas como um atraso, como desnecessário ou até mesmo como infantil pela população.

O protagonista Eric é construído como um investigador cético, o que o aproxima e causa uma identificação com o telespectador, e o processo em que ele vai descobrindo mais sobre o caso faz com que o público tenha gradativamente uma nova percepção sobre as tão conhecidas lendas e sua função no contexto atual.

Portanto, um enredo tão rico e atualmente necessário trabalhado no decorrer da série faz com que Cidade Invisível seja conteúdo obrigatório para os brasileiros amantes de uma boa produção e crítica.

* É estudante de Comunicação – Jornalismo da UFSJ e produziu este texto sob a orientação do professor Paulo Caetano, durante a disciplina remota de Produção Textual.

Os artigos de opinião e colunas publicados não refletem necessariamente a opinião do portal Notícias Gerais.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui