Início Gerais Economia DORES DE CAMPOS E RESSAQUINHA PODEM PROGREDIR DE ONDA INDEPENDENTE DO “MINAS...

DORES DE CAMPOS E RESSAQUINHA PODEM PROGREDIR DE ONDA INDEPENDENTE DO “MINAS CONSCIENTE”

Na atual avaliação, algumas macrorregiões conseguiram autorização para avanço à onda amarela. (Imagem: reprodução / Instagram – Governo de Minas)

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais*

A partir deste sábado (10), a macrorregião Centro-Sul, que engloba 51 municípios das microrregiões de São João del-Rei, Barbacena, Congonhas e Conselheiro Lafaiete, avança para a onda amarela do programa “Minas Consciente”, devido à queda consistente dos indicadores que medem a situação da pandemia.

Conforme atualização do programa estadual, 72 municípios – com menos de 30 mil habitantes e que registrem melhores nos indicadores – poderão progredir de onda independentemente da situação em que se encontra a macro ou a microrregião. Nas últimas duas semanas, essas cidades precisarão ter notificado menos de 50 casos por 100 mil habitantes. Na região, Dores de Campos e Ressaquinha são exemplos de cidades que se enquadram nessa situação.

Imagem: reprodução

De acordo com a secretária de Saúde de Dores de Campos, Viviane Elen Silva Ferreira, apesar da autorizada progressão independente de onda, o município vai continuar seguindo a macro e microrregião.

“Se a macro estiver na amarela, vamos continuar, se estiver na verde, ou na vermelha, também. Nós não vamos ficar fora, vamos seguir a macro e a microrregião”, comenta.

A exemplo de Dores de Campos, Ressaquinha também não pretende fazer a progressão independente de onda, dentro do “Minas Consciente. “Vamos seguir a microrregião de Barbacena”, crava o secretário de Saúde, Doriédes Felix Goulart, à reportagem do Notícias Gerais.

Outros municípios do entorno que têm permissão para progredir de onda independente da macrorregião são Paiva, Senhora dos Remédios, Santa Bárbara do Tugúrio, Alfredo Vasconcelos, Caranaíba e Capela Nova.

Queda na ocupação e nos óbitos

O secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, afirma que os dados da pasta demonstram uma clara melhora no cenário da pandemia em Minas, além de queda consistente na ocupação de leitos. 

“O vírus está circulando menos, os gráficos mostram isso. Menos pessoas estão com sintomas, buscando atendimento especializado. Tivemos uma queda robusta na procura por leitos, principalmente nas regiões Centro, Centro-Sul, Oeste e Triângulo do Sul”, comenta.

Atualmente, segundo dados da SES, a ocupação de leitos de UTI Covid em Minas é de 68%. No último mês, o número de pacientes aguardando uma unidade de terapia intensiva caiu de 227 para 54, graças à ampliação no número de leitos e também à redução da circulação do vírus.

A mortalidade por faixa etária a cada 100 mil habitantes também apresenta uma queda expressiva, especialmente entre os grupos imunizados.

* Com informações da Agência Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui