Rhayssa Souza
Especial para o Notícias Gerais
As convenções partidárias para as eleições municipais de 2020 já podem ser realizadas. Os partidos têm até o dia 16 de setembro para debater quem serão os candidatos aos cargos de vereador, vice-prefeito e prefeito. Na cidade de Tiradentes, até o momento, são três pré-candidatos confirmados.
Nízio Barbosa, conhecido como Pinto (MDB) declarou que irá concorrer às eleições através das redes sociais, com Reinaldo como pré-candidato a vice-prefeito na mesma chapa. O pré-candidato que já foi eleito prefeito em 2008, concorreu nas eleições de 2016, mas teve seu registro de candidatura indeferido por ter contratado servidores sem realização de concurso público.
O Partido dos Trabalhadores (PT) escolheu lançar Rodrigo Fonseca (Rodrigo do Paulinho do Cota) como pré-candidato a prefeito. Ele deve ser acompanhado pelo ex-vereador Luiz Antônio (Luiz da Farmácia), como o seu pré-candidato a vice. Segundo Rodrigo, este ano decidiu se candidatar ao cargo de prefeito porque acredita na construção de uma cidade mais coletiva.
Para o pré-candidato, é importante ouvir a população e suas necessidades: “o cidadão tiradentino precisa ser cuidado e ser ouvido para entendermos quais são as prioridades de nossa cidade, a chave da mudança é o ouvir”. De acordo com Rodrigo, a economia tiradentina precisa ser repensada, e que é necessário “impulsionar e profissionalizar as mais diversas áreas além do turismo”, acrescenta.
Rodrigo complementa que, durante a pandemia, foi possível perceber que a dependência total do turismo coloca Tiradentes em uma situação de fragilidade e aponta a importância do desenvolvimento de outras atividades: “podemos começar a pensar num movimento de internacionalizar algumas atividades, principalmente no que tange o artesanato, a indústria moveleira e os trabalhos em ferro”.
José Antônio do Nascimento, mais conhecido como Zé Antônio do Pacu (PSDB), é o atual prefeito de Tiradentes e também confirmou o interesse em vencer o pleito. Ao NG, ele revela que busca a reeleição para “dar continuidade aos trabalhos, aos grandes avanços que foram realizados na cidade, mesmo com a falta de recursos”.
Para Zé Antônio, mais quatro anos na administração da cidade significa seguir com a “construção da creche municipal; do coreto da estação (espaço com banheiros e lanchonetes para o lazer dos tiradentinos e também dos turistas); e o retorno das obras da quadra poliesportiva”. Ele acrescenta que caso seja eleito, seu governo será pautado na “seriedade, honestidade, respeito ao dinheiro público, organização e muito trabalho”.
Registro das candidaturas, início da campanha e data do primeiro turno
O prazo para os partidos realizarem o registro das candidaturas termina no dia 26 de setembro. A campanha eleitoral, por sua vez, começa no dia 27 de setembro, junto com a Propaganda Eleitoral. Já o Horário de Propaganda Eleitoral Gratuita nas emissoras de rádios e TV terá início em 09 de outubro.
Em 2020, o primeiro turno das eleições ocorrerá no dia 15 de novembro.