Carol Rodrigues
Notícias Gerais
Em live realizada nesta quarta-feira (20), o prefeito de Barbacena, Luís Álvaro (PSB), anunciou que, em reunião com a autoridades da macrorregião Centro Sul, ficou decidido que as cidades irão aderir ao programa “Minas Consciente” – conforme já o Notícias Gerais já havia publicado. De acordo com ele, o projeto entrará em vigor na cidade na próxima segunda, dia 25.
O programa “Minas Consciente” visa a retomada gradual do comércio no estado, a partir da capacidade de cada região. Inicialmente, quando se decide aderir ao programa, os municípios se mantém na onda verde, referente a abertura somente dos serviços essenciais.
Após análise da situação de saúde das cidades, que envolvem questões estruturais, de insumo, quantidade de casos etc, é possível que os municípios evoluam, mudando de onda. Depois da verde, a próxima é a onda branca, onde há a sinalização para reabertura de comércios de baixo risco, como floriculturas, lojas de móveis e tecidos e de artigos esportivos, por exemplo.
No entanto, autoridades de Saúde de Barbacena apontam que ainda não há previsão de quando o município receberá a resposta para mudar de estágio e entrar para a onda branca. “Nós não vamos nem flexibilizar mais nem menos, estaremos ancorados ao programa”, declara Luís Álvaro. Segundo ele, o programa será “adotado na íntegra” na cidade.
Além disso, foi destacada a importância de que todas as cidades da macrorregião estejam coordenadas nas decisões e que nenhuma iniciativa deverá ser tomada isoladamente. Hérica Vieira Santos, superintendente regional de Saúde, cita que “foi alinhada a conscientização dos municípios para que caminhem juntos”.
Situação da macrorregião
De acordo com a superintendente, na macrorregião Centro-Sul de Minas Gerais, já foram contabilizados 108 casos confirmados de Covid-19 e cinco óbitos.
A região abrange cidades como Barbacena, São João del-Rei, Congonhas e Conselheiro Lafaiete.