Início Cultura Agenda EM LIVES, PROFISSIONAIS DISCUTEM TEMAS CENTRAIS PARA A CADEIA DA CULTURA

EM LIVES, PROFISSIONAIS DISCUTEM TEMAS CENTRAIS PARA A CADEIA DA CULTURA

Assessoria de comunicação

A jornalista Jozane Faleiro realiza uma série de quatro bate-papos, com profissionais que integram a cadeia cultural, para falarem sobre temas ligados ao teatro, ao direito autoral na música, às artes plásticas e à acessibilidade nas artes. Os encontros acontecem na próxima semana, de 8 a 11 de fevereiro, segunda a quinta-feira, sempre às 20h, no perfil do Instagram @jozanefaleiro , com acesso gratuito.

O material gravado em vídeo ficará disponível pelo IGTV no perfil de Jozane Faleiro, que é a mediadora das conversas e também assina a curadoria e produção. “O objetivo é esclarecer ainda mais sobre os assuntos inerentes aos agentes culturais e também ao público em geral, levando em conta a nova realidade imposta pela  pandemia do Covid-19”, diz Jozane Faleiro, que atua há 20 anos no setor de cultura e entretenimento.

O primeiro encontro, na segunda-feira, 8 de fevereiro, às 20h, com o tema “Teatro híbrido – o desafio de duas plateias” é com Tatyana Rubim, idealizadora e coordenadora geral do Festival Teatro Em Movimento e da plataforma online Teatro EmMov Digital. O acesso também pode ser feito pelo perfil da convidada no Instagram @tatyanarubim .

Na terça-feira, 9 de fevereiro, às 20h, o tema é “Direito autoral na música – modo de usar” e a  convidada é a advogada Raquel Lemos, sócia fundadora do escritório Lemos Consultoria Ltda. e Art.is Cultural, consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em direito autoral, entretenimento, economia criativa e mídias digitais. O bate-papo também pode ser acompanhado pelo perfil da convidada no Instagram @raqglemos .

Na quarta-feira, 10 de fevereiro, às 20h, o tema é “Acessibilidade nas artes”, com Lais Vitral, gestora, produtora, parecerista de projetos culturais e idealizadora e coordenadora geral do projeto Acessa BH – Festival e Seminário, pautados na acessibilidade e no protagonismo da pessoa com deficiência nas artes. O bate-papo também pode ser acompanhado pelo perfil da convidada no Instagram @laisvitral .

Para encerrar, na quinta-feira, 11 de fevereiro, às 20h, o tema é  “Curadoria e produção em artes plásticas”, com o jornalista, crítico de artes visuais, curador de diversas exposições e mestre em Preservação do Patrimônio Cultural, Sérgio Rodrigo Reis. O bate-papo também pode ser acompanhado pelo perfil da convidado no Instagram @sergiorodrigoreis .

Os bate-papos são realizados com recursos do Edital  Nº 14/2020, seleção de bolsistas para as áreas artísticas, técnicas e de produção cultural, viabilizados por meio da Lei Aldir Blanc de emergência cultural, via Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais – SECULT.

Biografias

Jozane Faleiro é proprietária da empresa Luz Comunicação, com forte experiência em assessoria de imprensa na área de cultura e de entretenimento, atuando na divulgação de projetos de dança, teatro, artes plásticas, literatura, cinema e música. É jornalista de formação com experiência em assessoria de comunicação, desde 2001. Possui MBA Internacional em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). Ocupou cargos de gerência, coordenação e analista de comunicação, além de ter atuado como repórter colaboradora para os jornais O Estado de S.Paulo, Estado de Minas, Correio Brasiliense e revistas VejaBH e Contigo!.

Tatyana Rubim é idealizadora e coordenadora geral do Festival Teatro Em Movimento e da plataforma online Teatro EmMov Digital. Também é CEO da Rubim Produções, empresa que atua no mercado mineiro como produtora de eventos culturais, corporativos e de ativação. Na produtora, Tatyana assume a diretoria geral, com uma breve interrupção de setembro de 2017 a fevereiro de 2019, quando fora selecionada para a Diretoria Executiva do Theatro Municipal de São Paulo. Como produtora, coordenadora e gestora cultural, já esteve à frente do Fliaraxá, segundo maior festival de literatura do Brasil, durante 5 anos consecutivos, da produtora Nó de Rosa, do Centro Cultural Sesiminas, Centro de Cultura Nansen Araújo, de 19 Centros Culturais do Sesi pelo interior de Minas Gerais, entre outros. É administradora de empresas com especialização em Comércio Exterior (UNA / 1997) e pós-graduação em Marketing (UFMG / 2000).

Raquel Lemos é advogada pós-graduada em Direito Civil e especializada em Direito Digital e das Telecomunicações pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Consultora especializada em contratos e estratégia negocial com sólida experiência em direito autoral, entretenimento, economia criativa e mídias digitais. Foi professora titular dos Cursos de Pós-graduação Produção Audiovisual – projeto e negócio; Pós Graduação em Animação; Gestão da comunicação em Mídias Digitais; Roteiro de Ficção Audiovisual e Design – branding: estratégias de marcas e Pós Graduação em Governança da Internet. Atualmente é docente no Curso de Pós-graduação em produção audiovisual – projeto e negócio da FAAP.

Lais Vitral é gestora produtora e parecerista de projetos culturais. Atualmente, coordena e produz, em parceria com a Vitral Bureau Cultural, o projeto Cultura & Cidadania Circula, que realiza diversas atividades culturais (apresentações de artes cênicas, cinema e oficinas culturais) em sete cidades do Campo das Vertentes, sendo também responsável pela curadoria do projeto desde seu início em 2016. Coordenadora de produção do Feed Dog Brasil – Festival Internacional de Documentários de Moda em Belo Horizonte, desde 2018. Idealizadora e coordenadora geral do projeto Acessa BH – Festival e Seminário pautados na acessibilidade e no protagonismo da pessoa com deficiência nas artes. É Bacharel em Turismo (PUC-Minas) e especialista em Gestão do Patrimônio Histórico e Cultural, com ênfase em Gestão de Projetos Culturais (UFMG).

rgio Rodrigo Reis é Mestre em Preservação do Patrimônio Cultural pelo Centro Cultural Lúcio Costa do IPHAN, graduado em Jornalismo, pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1996); em Artes Plásticas, pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e Pós-Graduação em Estudos Diplomáticos, pelo Centro de Direito Internacional da Faculdade Milton Campos (2010). Atualmente, é Presidente da Empresa Mineira de Comunicação (Rede Minas e Rádio Inconfidência). Ao longo da carreira, desenvolveu vasto trabalho na gestão de museus (foi diretor do Museu de Arte da Pampulha e Museu de Congonhas) e realizou dezenas de curadorias de exposições importantes no Brasil. Foi, ainda, durante mais de 20 anos, crítico de artes visuais do Jornal Estado de Minas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui