Início Cultura Agenda FILME DE SÃO JOÃO DEL-REI SERÁ EXIBIDO EM PORTUGAL

FILME DE SÃO JOÃO DEL-REI SERÁ EXIBIDO EM PORTUGAL

Assessoria de Comunicação

O curta-metragem documental Voz dos Sinos, que retrata um pouco do cotidiano do ofício de sineiro e da linguagem dos sinos de São João del-Rei, será exibido em Portugal nesta quarta (28), durante o 7º Congresso Internacional de Antropologia da Asociación de Antropólogos Iberoamericanos en Red – AIBR, que acontece de forma hibrida (presencial e virtual) em Vila Real, Portugal.

Voz dos Sinos é dirigido por Thiago Morandi, jornalista, videomaker e pesquisador de São João del-Rei. O filme foi exibido pela primeira vez em 2018 durante uma bienal de arte em Havana (Cuba), em seguida foi exibido em São João del-Rei (2018 e 2019), em Manizales (Colômbia) durante o 18º Festival de la Imagen (2019), em Caxambu no 43º encontro da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais- ANPOCS (2019) e outros diversos festivais de cinema e encontros acadêmicos.

O curta tem 9 minutos e apresenta o ofício dos sineiros, a linguagem dos sinos, seu papel enquanto instrumento de comunicação, enquanto instrumento musical e sobretudo, sua função religiosa na história de São João del-Rei.  O filme fez parte de um dos processos de criação desenvolvidos durante o mestrado Interdisciplinar em Artes, Urbanidade e Sustentabilidade (PIPAUS) da UFSJ. Atualmente Thiago Morandi é doutorando no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais na PUC Minas, investigando o papel do registro imagético nos processos criativos de artes urbanas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui