Najla Passos
Notícias Gerais
Com a suspensão das aulas presenciais nas escolas da rede municipal de educação devido à pandemia do novo coronavírus, a Prefeitura de Barbacena demitiu, nos últimos dois dias, 85 professores contratados.
Segundo a professora Aline Maia, servidora concursada do município e membro da Frente Popular pelos Direitos, três dos professores contratados que atuam na mesma escola que ela foram comunicados da demissão na quarta (3).
A administração municipal, entretanto, não emitiu nenhuma portaria ou comunicado a respeito. “Estes professores estavam se esforçando muito para se adaptar à educação a distância e, de um dia pro outro, foram dispensados. No meio da pandemia”, lamenta ela.
Ação sindical
O presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Barbacena, Edval Machado de Oliveira Junior, afirma que havia, de fato, uma previsão inicial de que a Prefeitura demitisse um total de 242 contratados. Mas a ação do Sindicato conseguiu reduzir este número.
“Nós já nos reunimos com o prefeito [Luis Álvaro], com a secretária de Educação [Cacilda Araújo] e conseguimos impedir novas demissões. Mas nosso objetivo é que mesmo as já realizadas sejam revistas”, afirma.
Segundo o presidente, o prefeito alegou que a arrecadação da Prefeitura caiu 40% desde o início da pandemia e que, por isso, ele não teve como evitar os cortes. “A questão é que isso irá gerar mais problema social para o município”, avalia.
Verba carimbada, mas inconstante
Edval explica que a verba do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) destinada aos municípios é carimbada e só pode ser investida na área. Entretanto, não possui um valor constante.
Como é formada por recursos estaduais e federais, se a arrecadação cai, a verba também cai. “De janeiro a abril, o Fundeb perdeu mais de r$ 1 milhão”, conta ele, que afirma acompanhar a movimentação diária dos recursos do fundo.
Desemprego no município
Barbacena já perdeu 520 postos formais de trabalho, de janeiro a abril deste ano, conforme dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados na semana passada.
No mesmo período do ano passado, Barbacena havia gerado 181 vagas de emprego, de segundo o cadastro nacional.
Com as demissões dos contratados do serviço público, a perspectiva é que o quadro de desemprego no município se agrave ainda mais.
Sem respostas
A reportagem do Notícias Gerais tentou contato com a secretária de Educação de Barbacena, desde o início da tarde desta sexta (5), mas não obteve retorno até o fechamento da matéria.