Início Gerais Cotidiano FIM DE PRAZO: TRABALHADORES DA VIAÇÃO PRESIDENTE SEGUEM SEM RECEBER SALÁRIOS ATRASADOS

FIM DE PRAZO: TRABALHADORES DA VIAÇÃO PRESIDENTE SEGUEM SEM RECEBER SALÁRIOS ATRASADOS

Em maio, trabalhadores fizeram uma paralisação das atividades. (Foto: Kamila Amaral / ARQUIVO NG)

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Terminou neste domingo (13) o prazo acordado para que a Viação Presidente, empresa responsável pelo transporte coletivo em São João del-Rei, acertasse com os trabalhadores rodoviários o pagamento dos salários atrasados. No entanto, isso ainda não ocorreu.

Desde o último dia 13 de maio, quando terminou a paralisação de sete dias realizada pelos trabalhadores da Viação Presidente, os funcionários da empresa estão recebendo a partir do que é arrecadado diariamente na catraca dos ônibus, conforme foi combinado. Esse controle está sendo feito pelos próprios trabalhadores, com o desconto do que é gasto em combustível para circulação dos veículos.

Quando foi estipulado o prazo de um mês para que a Viação Presidente pagasse os salários atrasados aos trabalhadores, a gerência informou que a empresa estava para receber R$1,2 milhões de um consórcio e que esse valor seria utilizado para iniciar o pagamento. No entanto, até o momento, a dívida não foi quitada e a Viação Presidente não comunicou aos trabalhadores um novo prazo.

Ainda sem data definida, segundo apurado pela reportagem do Notícias Gerais, uma assembleia com os trabalhadores deve acontecer nos próximos dias e uma das pautas será a possibilidade de que seja efetuada uma nova paralisação das atividades.

Prefeitura

A Comissão dos Trabalhadores da Viação Presidente protocolou na Câmara Municipal de São João del-Rei o pedido de repasse de R$600 mil referente a um adiantamento do vale-transporte do próximo semestre.

Nas negociações para o fim da paralisação dos trabalhadores da Viação Presidente, o prefeito Nivaldo Andrade (PSL) chegou a citar esse valor, mas afirmou que não poderia liberá-lo já que iria abrir uma nova licitação, em junho, e outra empresa assumiria o transporte coletivo municipal.

A comissão entende que o prefeito se comprometeu a fazer um projeto de adiantamento desse valor, que seria destinado ao pagamento dos funcionários da Viação Presidente, caso o Ministério Público autorizasse.

Contactada pelo NG, a assessoria de comunicação da Prefeitura de São João del-Rei afirma que o processo de licitação já está em andamento. A expectativa, ainda de acordo com a assessoria, é que ocorra o andamento a partir dessa segunda quinzena do mês.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui