Caroline Santos Teixeira
Notícias Gerais
Uma carta-compromisso foi enviada aos sete nomes que concorrem pela Prefeitura de São João del-Rei para tratar sobre as demandas, e as respectivas áreas de atuação, do Fórum de Economia Popular Solidária de São João del-Rei (FEPS-SJDR).
Em entrevista ao Notícias Gerais, Leandro Garcez Targa, participante do fórum, revela qual é a principal reivindicação do movimento: “nossa maior demanda é que a Lei Municipal de Economia Popular Solidária seja colocada em prática. Essa lei é de 2013 e, até agora, não foi implementada”.
Na visão de Leandro, “com um programa municipal de Economia Popular Solidária bem implementado, teríamos uma ótima ferramenta de combate à desigualdade social na cidade, combate à falta de trabalho e renda da população”. “Tudo com justiça socioambiental, respeitando o meio ambiente e a dignidade das trabalhadoras e trabalhadores”, garante.
Em relação a lei, ele conta que está prevista a implementação do Programa Municipal de Economia Popular Solidária. Este projeto tem como base a criação do Fundo Municipal de Economia Popular Solidária, a implementação do Conselho Municipal de Economia Popular Solidária e a criação do Centro Público de Economia Popular Solidária.
Ainda segundo Leandro, a carta enviada pela FEPS firma um compromisso entre o candidato e o fórum, solicitando ainda que o futuro prefeito garanta o cumprimento da lei.
Contato com os candidatos
À reportagem, Leandro disse ao NG que o Fórum entrou em contato com todos os nomes que estão na disputa pela prefeitura de São João del-Rei. “Nós enviamos a carta nos e-mails oficiais das campanhas dos candidatos. Entramos em contato diretamente com eles ou com assessores”, relata.
No entanto, o FEPS recebeu respostas apenas de dois candidatos: Pinto (PT) e Janaine Ferreira (PSTU). Ambos assinaram o documento.
O portal segue disponível a ouvir os demais candidatos ao Executivo são-joanense sobre a questão citada.