Redação
Notícias Gerais *
Nesta quinta (28), o Governo de Minas Gerais iniciou a segunda fase de distribuição de doses de vacina contra o novo coronavírus para todo o estado. Para São João del-Rei e região, estão previstas mais 5.040 doses, enquanto para a microrregião de Barbacena, 8.140. Neste lote constam imunizantes da CoronaVac e também da AstraZeneca.
“O planejamento logístico desta distribuição foi pautado pela segurança e por critérios de isonomia, atendendo a todos os municípios”, assinala o secretário-adjunto Marcelo Cabral. Segundo ele, esta é a maior razão para a operação ser feita, prioritariamente, por via aérea: evitar incidentes de percurso como engarrafamentos, uma vez que as vacinas são sensíveis. A entrega aos municípios será feita a partir da segunda-feira, 1 de fevereiro, com hora marcada e escolta da Polícia Militar durante o trajeto.
Conforme realizado na ocasião da chegada do primeiro lote, após a verificação feita na Gerência Regional de Saúde de São João del-Rei e na Superintendência Regional de Saúde em Barbacena, as ampolas dos imunizantes serão distribuídos para os demais municípios da região.
Nessa primeira etapa de imunização, os públicos prioritários para serem vacinados com a CoronaVac, segundo a Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais, são: os profissionais de Saúde que atuam na linha de frente ao novo coronavírus, pessoas com mais de 60 anos ou mais institucionalizadas, pessoas institucionalizadas, maiores de 18 anos, portadores de deficiência e população indígena aldeada. Já para a AstraZeneca, apenas os trabalhadores da Saúde que lidam no enfrentamento a Covid-19 (além dos médicos, enfermeiros e profissionais ligados diretamente ao atendimento, também entram as equipes de apoio).
* Com informação de Agência Minas.