Início Cultura GUIA REVELA AS BELEZAS DAS BORBOLETAS DA SERRA DE SÃO JOSÉ

GUIA REVELA AS BELEZAS DAS BORBOLETAS DA SERRA DE SÃO JOSÉ

Redação
Notícias Gerais

Ao encerrar um ano completamente atípico, em consequência da pandemia do Covid-19, a prefeitura de Santa Cruz de Minas e a Mandala Produção lançaram virtualmente o Guia Ilustrado sobre Borboletas da Serra de São José – Campos Rupestres. A publicação não tem fins lucrativos e só pôde ser realizada através do apoio financeiro do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural. Como no momento não pode haver aglomeração, oportunamente o guia será distribuído gratuitamente aos interessados.

Borboletas da Serra de São José foi um projeto de Educação Patrimonial e Ambiental desenvolvido ao longo de 2020, proposto pela Mandala Produção e pelo pesquisador Ello Brasil Ribeiro da Silva, apresentado ao Conselho Municipal de Política Cultural e Patrimônio de Santa Cruz de Minas. O projeto teve que ser adaptado para ser realizado mediante as circunstâncias de isolamento social. 

Apenas uma visita guiada foi realizada à serra, com as equipes de supervisão e professores da Escola Estadual Amélia Passos e da Secretaria Municipal de Educação, com os apoios da Secretaria de Cultura, Turismo, Meio Ambiente, e Esporte e Lazer da equipe de Comunicação da prefeitura. Após a visita guiada, o pesquisador Ello Brasil coordenou as atividades pedagógicas virtuais, incluindo encontros para tratar do tema do projeto – as borboletas, apresentação de vídeos e orientações relativas às ilustrações científicas referentes às borboletas da serra. Professores e alunos da Escola Estadual Amélia Passos iniciaram a construção das ilustrações para o guia.

O levantamento de espécies de borboletas dos campos rupestres da Serra de São José foi realizado por Ello Brasil, na oportunidade do seu Trabalho de Conclusão de Curso de Graduação em Biologia, na UFSJ, e contou com as colaborações da pesquisadora Nathália Ribeiro Henriques (ao realizar o seu mestrado) e das doutoras Marina do Vale Beirão e Tatiana Cornelissen. Para a publicação, o pesquisador Luiz Cruz realizou os registros fotográficos dos diversos momentos do desenvolvimento do projeto e montou um acervo de imagens de borboletas da Serra de São José.

Os recursos para a execução do projeto foram do Fundo Municipal de Preservação do Patrimônio Cultural de Santa Cruz de Minas, mas só se tornou possível diante ampla parceria e apoios da Secretaria Municipal de Cultural, Turismo, Meio Ambiente, Esporte e Lazer, Secretaria Municipal de Educação, da Comunicação da prefeitura e da Escola Estadual Amélia Passos. O Guia Ilustrado sobre Borboletas da Serra de São José apresenta um dos mais belos aspectos do RVS – Refúgio Estadual de Vida Silvestre Libélulas da Serra de São José – a comunidade de borboletas dos Campos Rupestres.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui