Início Gerais Segurança HOMEM VESTINDO JALECO BRANCO TENTA INVADIR CASAS DE SJDR, DIZEM DENÚNCIAS

HOMEM VESTINDO JALECO BRANCO TENTA INVADIR CASAS DE SJDR, DIZEM DENÚNCIAS

Foto: Najla Passos

Carol Rodrigues
Notícias Gerais

Em São João del-Rei, a Secretaria de Saúde tem recebido denúncias sobre um homem de jaleco branco entrando na casa da população – principalmente nos bairros Guarda Mor e Senhor dos Montes. O coordenador de Endemias, José Ubirajara Júnior, alerta, no entanto, que os agentes de saúde da cidade não estão fazendo visitas domiciliar. 

Foram recebidas duas denúncias formais sobre um suposto homem vestindo jaleco branco pedindo para entrar na casa das pessoas em bairros da cidade: uma registrada na terça-feira (13) e outra nesta quinta (16). “Várias pessoas passaram para uma, que me transmitiu aqui”, explica José Ubirajara. 

Além das denúncias, o chefe de Endemias também recebeu um vídeo de policiais abordando um grupo de pessoas vestindo jalecos. Porém, o motivo da abordagem e se teria alguma relação com as notificações, ainda não foi confirmado. 

José Ubirajara orienta a população a ficar atenta em casos como esse e ressalta que os agentes de saúde não estão autorizados a entrar na casa das pessoas. O trabalho que está sendo feito na cidade é da porta para fora, com o objetivo de orientar sobre a Covid-19 e sobre as ações contra a dengue. “Nós somos todos uniformizados, cada agente tem o seu crachá, sua bolsa”, enfatiza. 

Ainda sobre o acompanhamento comunitário

O acompanhamento da população, feito pela Secretaria de Saúde, ocorre através de um sistema de zoneamento, que permite que os agentes se aproximem da população e, quando uma pessoa estranha ao bairro faz abordagens não convencionais como a da denúncia, gera estranheza. “No zoneamento, eles têm mais intimidade com o morador da casa. Tem agente que trabalha há mais de cinco anos com a mesma pessoa, o mesmo morador… então cria esse elo de comunicação”, completa José Ubirajara.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui