Início Gerais Cotidiano MACRORREGIÃO CENTRO-SUL BEIRA O COLAPSO NA SAÚDE, COM POUCAS VAGAS EM UTIs

MACRORREGIÃO CENTRO-SUL BEIRA O COLAPSO NA SAÚDE, COM POUCAS VAGAS EM UTIs

Imagem: Reprodução / Painel Coronavírus

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

A macrorregião Centro-Sul – que engloba 51 municípios das microrregiões de Barbacena, São João del-Rei, Congonhas e Conselheiro Lafaiete – está com a saúde prestes a colapsar por causa da ocupação dos leitos de terapia intensiva, que chegou a 85,86% devido à pandemia da Covid-19. As informações são do painel Coronavírus do Governo de Minas coletadas nesta quarta (16).

Dos 191 leitos de UTI que estão instalados na macrorregião, 164 estão ocupados – sendo 53,93% por pacientes com Covid-19. Dos 127 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, 103 estão ocupados, o que representa 81,10% de ocupação.

Na microrregião de Barbacena, 34 dos 40 leitos de UTI Covid estão ocupados. Já em São João del-Rei e região, 36 estão ocupados, de um total de 50 leitos de UTI Covid-19. Na microrregião de Conselheiro Lafaiete, por sua vez, há apenas quatro vagas, com 23 leitos ocupados, dos 27 disponíveis; e, na microrregião de Congonhas, todos os dez leitos estão ocupados, sem nenhuma vaga disponível.

Situação mineira é complicada

Em coletiva de imprensa na manhã desta terça (15), o Secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, declarou que a situação ainda é complicada em parte de Minas Gerais.

“O estado continua um momento heterogêneo, com algumas regiões com maior ocupação de leitos, como Centro-Sul, Sul, Oeste e Triângulo, e as demais regiões vivendo uma situação mais tranquila”, disse.

O secretário também divulgou os dados de internações por faixa etária, demonstrando que a maioria dos leitos de UTI atualmente é ocupada por pacientes com menos de 60 anos, bem como o número de mortos caiu nessa faixa etária, uma vez que praticamente toda a população acima de 60 já está imunizada com a segunda dose da vacina.

“Isso mostra que todas as vacinas são eficazes. Esses dados tiram qualquer dúvida sobre eficácia das vacinas”, citou.

Época elevada de transmissão

Em entrevista dada ao Notícias Gerais nesta quarta (16), a superintendente Regional de Saúde de Barbacena, Hérica Vieira, afirmou que, apesar do risco de casos graves e óbitos ser maior entre os idosos, é importante atentar que mesmo em menor proporção as demais faixas etárias também apresentam casos graves e óbitos.

“Estamos numa época de elevada transmissão, por influência do período que é mais favorável à transmissão de doenças respiratórias, e também pela circulação de outras variantes do Coronavírus”

– relembrou Hérica Vieira.

Segundo Hérica, nas últimas cinco semanas foram confirmados mais de 20% dos casos de Covid de 2020 e 2021 na macrorregião Centro-Sul: essas cinco semanas estão dentro das seis semanas com maior número de casos confirmados desde o início da transmissão.

“Temos observado uma menor participação percentual dos idosos nas internações quando comparamos com o ano passado. Mas é necessário entendermos que, mesmo com menor percentual de casos graves e óbitos, quando o número de casos é bastante elevado mesmo um baixo percentual desse montante concorre para lotar os hospitais com pacientes de todas as idades”, comentou.

Dessa forma, a superintendente reforçou a importância de se manterem as medidas preventiva. “Continua sendo importante estarmos atentos aos cuidados de prevenção, como uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social, medidas importantíssimas para a redução de casos e diminuição da transmissão”.

Fila de espera para UTI

Hérica Vieira afirmou que o cenário das vagas em UTI oscila muito, mas a situação permanece crítica na macrorregião Centro-Sul há um bom tempo – inclusive com fila de espera para internação.

Nos últimos 15 dias, a fila teve uma média de 17 pacientes aguardando vagas na UTI Covid e 22 na UTI comum. Nesta quarta, quatro pacientes aguardam uma vaga em UTI Covid e 25 em UTI comum.

A situação poderia ser ainda pior, se a macro não tivesse ampliado sua rede de atendimento intensivo desde o início da pandemia. De acordo com Hérica, além dos 127 leitos de UTI exclusivos para pacientes com Covid-19, a macrorregião ganhou 201 leitos clínicos e nove leitos com suporte ventilatório.

Apesar da situação crítica, não há nada definido quanto a disponibilização e inauguração de novos leitos de UTI nas microrregiões de Barbacena, São João del-Rei e Conselheiro Lafaiete. No entanto, há possibilidades na microrregião de Congonhas para leitos de UTI e de suporte ventilatório.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui