Início Gerais Minas MANIFESTAÇÃO PEDE POR RETOMADA DAS VISITAS PRESENCIAIS NO PRESÍDIO DE SJDR

MANIFESTAÇÃO PEDE POR RETOMADA DAS VISITAS PRESENCIAIS NO PRESÍDIO DE SJDR

Foto: Luciano Nascimento

Arthur Raposo Gomes
Notícias Gerais

Familiares de detentos do Presídio do Mambengo, em São João del-Rei, realizaram uma manifestação próximo a unidade prisional nesta sexta (28). A reivindicação do ato foi a retomada das visitas presenciais – suspensas em março de 2020, quando o novo coronavírus começou a avançar no país, conforme revelado, em julho, por matéria do Notícias Gerais.

A reportagem conversou com uma das mulheres que participaram do protesto, que prefere não ser identificada. Ela destaca que entre as principais solicitações do movimento estão o direito à visita presencial, uma maior agilidade nos encontros virtuais, além da facilitação nas entregas de carta.


A mulher confirma que os encontros virtuais – implementados pelo projeto “A Esperança vem de Casa” – estão ocorrendo, “porém, com muita lentidão”. No mês passado, quando a iniciativa foi divulgada pelo Presídio de São João del-Rei, junto com o Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) e a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), foi explicado que, no Mambengo, essas visitas on-line ocorrerão em um sistema de rodízio até o mês de outubro.

O movimento espera por “uma resposta concreta de quando as visitas físicas irão voltar” e exemplifica que, na APAC de São João del-Rei, os encontros presenciais foram retomados, mas respeitando normas de prevenção contra o novo coronavírus.

O que a Sejusp diz

A reportagem entrou em contato com a assessoria de comunicação da Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais, responsável pelo sistema prisional mineiro.

Em nota, a Sejusp, por meio do Depen-MG, defende que “a suspensão temporária das visitas presenciais” foi uma “medida necessária para conter a disseminação da Covid-19 no ambiente prisional”, mas reafirma a adoção de outras estratégias de comunicação – como cartas, ligações telefônicas e as videochamadas.

“Semanalmente, são realizadas, em média, 15 videochamadas com as famílias cadastradas, 260 comunicações por cartas e 125 ligações telefônicas no Presídio São João del-Rei I”, cita.

Em outro trecho do comunicado, a secretaria informa que existe a expectativa de aumentar a média semanal de videoconferências “para 25 a 30, nas próximas semanas, quando a equipe de atendimento da unidade contará com uma nova psicóloga”. “O retorno das visitas presenciais de detentos a unidades prisionais está em análise pelo Depen-MG”, completa.

Fontes da reportagem indicam que uma comissão formada por cinco familiares de presos foi constituída para representar o grupo em reuniões com representantes do presídio. Segundo informações, há a esperança de uma reunião ser marcada na próxima semana para tratar sobre o assunto.

Covid-19 no sistema prisional mineiro

Ainda de acordo com o comunicado da Sejusp enviado ao NG, em levantamento feito às 10h desta sexta (28), no momento, “602 pessoas que estão sob custódia do sistema prisional mineiro estão com diagnóstico positivo para a Covid-19, em um universo de 60 mil custodiados”. No entanto, “não há casos confirmados para a Covid-19” entre detentos do presídio em São João del-Rei.

“Os dados de Minas Gerais apontam 600 custodiados cumprindo período de quarentena dentro das unidades prisionais, acompanhados pelas equipes de saúde das unidades”, complementa. Eles estão assintomáticos ou com sintomas leves da doença, segundo nota da Secretaria de Justiça e Segurança Pública. Outros dois detentos com a Covid-19 cumprem prisão domiciliar, sendo monitorados por tornozeleira.

A Secretaria reforça que tem realizado ações para prevenir e controlar a disseminação do coronavírus nas unidades prisionais do estado, inclusive no Mambengo. Entre as medidas elencadas, estão o estabelecimento de protocolo para caso um detento apresente sintomas; definição de escalas de trabalho dilatadas para os profissionais de segurança; além de limpeza geral e desinfecção de ambientes;

O texto da Sejusp recorda que “o sistema prisional está produzindo máscaras para uso nas próprias unidades e segurança de todos”. “Todos os servidores são obrigados a circular no interior das unidades de EPIs e, a eles, este material é fornecido sistematicamente. Os presos também utilizam máscaras quando estão com algum sintoma suspeito ou quando pertencem a alas ou pavilhões onde outro detento foi testado positivo para a doença”, finaliza.

O Notícias Gerais também perguntou à Secretaria sobre o caso da servidora do Mambengo que testou positivo para a Covid-19. Na nota, a Sejusp assinala que ela já se recuperou e reitera que “no momento, não há casos confirmados para covid-19 entre detentos e servidores do Presídio São João del Rei I”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui