Por Arthur Raposo Gomes
Da Editoria
Destacar algumas matérias desse período de colaboração ao Notícias Gerais é mais difícil do que parece. Mas também consegui selecionar algumas para a série especial “Memória NG”: algumas delas, eu apurei e redigi; outras, fiz a edição.
A relação você confere logo abaixo – com os devidos créditos quando for o caso de realização de outro membro da equipe.
Memes da semana
Um dos conteúdos que eu mais gosto de fazer para o portal é o “Memes da Semana”. Nessa série, já mostrei ligações entre o reality show Big Brother Brasil, da Rede Globo, e o governo Bolsonaro, a dúvida sobre quem tem a maior biblioteca em casa e até o caso do padre mineiro que, sem querer, acionou os filtros durante uma live nesses dias de quarentena.
Casos policiais: o incêndio do prédio e o atropelamento do profissional que desinfetava uma praça em Barbacena
Uma das primeiras grandes coberturas do NG foi o caso do incêndio criminoso de um prédio em Barbacena – que mobilizou horas de apuração de diversos membros da equipe do portal e está presente também na memória da jornalista e diretora-executiva, Najla Passos.
Esse episódio me marcou ainda mais quando o publicitário Thiago Faria de Pupo Nogueira não resistiu e faleceu, depois de quase um mês hospitalizado. Nessa data, eu publiquei a matéria do falecimento do pai da Helena, que já havia sido vítima fatal do crime, e tive que relembrar todo o caso.
Já um outro caso policial foi quando o NG recebeu um vídeo feito depois de um grave acidente em Barbacena. A informação inicial era que um homem tinha atropelado dois funcionários da prefeitura que trabalhavam na desinfecção de uma praça.
Horas confirmando comentários que fontes apontavam, foi atestado que um dos homens que foi atingido enquanto trabalhava veio a falecer. Na manhã seguinte, a equipe de reportagem do NG publicou que o motorista estava embriagado.
Casos políticos: o perfil do novo ministro da Saúde e o “e daí?”
Em 16/4, foi oficializada a troca no comando do Ministério da Saúde, depois de dias de conflito entre o então ministro Luiz Henrique Mandetta e o presidente da República, Jair Bolsonaro. Nesse mesmo dia, o nome de Nelson Teich foi divulgado como o sucessor de Mandetta. Por causa disso, fiz um perfil do médico oncologista escolhido por Bolsonaro como novo ministro da Saúde.
Na última quarta de abril (29), uma matéria que foi produzida por toda a equipe do NG também merece ser lembrada. Ao ser questionado pela imprensa, na noite do dia anterior, sobre o número de óbitos que a doença já provocou no Brasil, Bolsonaro retrucou:
“E daí? Lamento. Quer que eu
– Jair Messias Bolsonaro, presidente.
faça o quê? Eu sou Messias,
mas não faço milagre”
No Especial: e aí? Você quer que o Bolsonaro faça o quê?, reunimos algumas sugestões de respostas ao questionamento de Bolsonaro.
O avanço do coronavírus nos municípios do Campo das Vertentes
As matérias sobre a pandemia de Covid-19 são um marco nesses meses de funcionamento do Notícias Gerais.
A equipe inteira do portal se dedica a acompanhar e apurar, dia a dia, como o vírus está afetando a população das Vertentes e como essas pessoas têm se adaptado a nova realidade da pandemia. Uma das boas (entre muitas) iniciativas solidárias foi contada pela repórter Carol Rodrigues.
Um empresário do ramo hoteleiro de São João del-Rei, impossibilitado de manter as atividades do seu empreendimento, decidiu ajudar as outras pessoas, distribuindo refeições gratuitas com a ajuda de um colaborador.
O tema “pandemia de Covid-19” levou a direção do portal, inclusive, a criar um espaço que facilita o acesso aos conteúdos jornalísticos sobre o avanço do vírus nas cidades da região. O Especial Covid-19 está disponível por este link – onde o leitor também encontra o guia comercial “Compre em Casa”, criado para incentivar os comerciantes, que estão atendendo por delivery, a superar a crise econômica gerada pela pandemia.
É um assunto extremamente delicado – uma vez que abrange questões de vida, morte e a relação com um vírus ainda sem vacina comprovada. No entanto, com certeza a cobertura jornalística da pandemia de Covid-19 vai marcar a minha trajetória enquanto profissional da imprensa.
Vida longa ao Notícias Gerais!