

Carol Rodrigues
Notícias Gerais
Minas Gerais, estado de belezas naturais e culturais, concentra cerca de 60% do patrimônio histórico do Brasil, de acordo com dados da Secretaria de Estado de Turismo. As cidades históricas fazem parte dessas belezas. Com a pandemia, o turismo na região sofreu uma baixa significativa, impactando fortemente a economia. Agora, o governo se prepara para a retomada da atividade turística no Estado.
O plano “Minas para Minas” deve ser lançado e implementado até meados do próximo mês, em agosto, e prevê a volta gradual das atividades do turismo. Um diferencial do plano, de acordo com a subsecretária de Estado de Turismo de Minas Gerais, Marina Simão, é o incentivo para o próprio mineiro.
Turismo de proximidade
O “Minas para Minas” é um programa do governo estadual que atuará alinhado ao “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”. O objetivo é incentivar a atividade turística no estado para o próprio mineiro, o chamado turismo de proximidade.
“A gente já viu nas tendências que o turista vai retomar as suas viagens para locais próximos, ele vai viajar períodos mais curtos e distâncias mais curtas. Então, é o momento que a gente vai trabalhar muitos destinos para o próprio mineiro”, explica Marina Simão.
De acordo com a subsecretária, o incentivo é para que o mineiro possa conhecer o próprio estado e que haja o enaltecimento da mineiridade. “[A intenção é] valorizar essa mineiridade, as característica de hospitalidade, de gastronomia, do nosso patrimônio, para que ele possa viajar com a segurança de que ele pode ir e voltar no momento que quiser, preparando bem esse ambiente para que depois a gente vá ampliando o raio de aplicação”, completa.
Funcionamento
O novo programa do governo vai andar junto com o “Minas Consciente” mas, diferentemente dele, o “Minas para Minas” valerá para todo o estado e não irá depender da adesão das cidades. Assim, espera-se que contribua para retomada econômica de toda a região.
Inicialmente, nem todos os municípios estarão livres para visitação. As cidades serão reabertas para os turistas na medida em que for considerado seguro pelo governo e, assim, começará o processo de incentivo ao turismo no local pelo “Minas para Minas”.
Além disso, também começará a ser feita a reabertura dos parques estaduais, que estão fechados para visitação desde o dia 18 de março, de acordo com decisão do Instituto Estadual de Florestas (IEF).


A subsecretária, ainda, ressalta que as medidas serão tomadas visando sempre a saúde de turistas e moradores e respeitando as recomendações de combate ao novo coronavírus. “Se alguém tinha dúvida do impacto econômico e quão estratégico é ter uma atividade turística organizada, planejada e salutar, essa pandemia veio para mostrar que precisamos dela”, finaliza.
[…] Fonte:BrasilturisEstado de MinasNotícias Gerais […]