Início Gerais Cotidiano “O VALOR PRIMEIRO É O DA VIDA”, DIZ PADRE GERALDO MAGELA SOBRE...

“O VALOR PRIMEIRO É O DA VIDA”, DIZ PADRE GERALDO MAGELA SOBRE REABERTURA DAS IGREJAS EM SJDR

No sábado (15), além das missas, a matriz ficou aberta durante a tarde para a visitação dos fiéis. Foto: Juan Szczypior.

Juan Szczypior
Notícias Gerais

Neste sábado (16), Dia da Assunção de Maria, as igrejas católicas de São João del-Rei voltaram a receber fiéis para a celebração de missas, suspensas desde o início da pandemia de Covid-19. Mas com preocupação e cuidado. 

De acordo com o pároco da Catedral Basílica de Nossa Senhora do Pilar, padre Geraldo Magela, as missas naquela igreja, agora, só poderão receber 88 fiéis por vez, respeitando a norma de ocupação de apenas 30%. 

“Não atingimos esse número nas missas ainda não. Veio um bom número de pessoas, porém, ainda teria lugar. Com isso, a gente vê que as pessoas estão bastante precavidas, isso é muito bom”, afirmou à reportagem do Notícias Gerais, na tarde de sábado (16).

Segundo o padre, a reabertura ocorre com “certa preocupação”. “Vamos avaliar: se as coisas forem bem, vamos continuar com as igrejas abertas; se não, a gente volta a fechar porque o valor primeiro é o da vida”, ressaltou.

Confira aqui a entrevista compelta, na qual o pároco também fala sobre as comemorações pela assunção de Maria. 

Notícias Gerais: Como foram as missas neste sábado, mesmo com a covid-19, os fiéis apareceram?
Padre Geraldo Magela: Conforme a orientação do decreto do bispo diocesano, só 30% da capacidade do templo pode ser ocupada. Aqui nós contamos e a igreja pode acolher 88 pessoas, porém não atingimos esse número nas missas ainda não. Veio um bom número de pessoas, porém, ainda teria lugar. Com isso a gente vê que as pessoas estão bastante precavidas, isso é muito bom. Estamos abrindo aos poucos, a gente abre as igrejas com certa preocupação. Vamos avaliar: se as coisas forem bem, vamos continuar com as igrejas abertas; se não, a gente volta a fechar porque o valor primeiro é o da vida.

Notícias Gerais: Essas missas que já aconteceram são as que costumam receber mais pessoas ou é a missa da noite que costuma lotar?
Padre Geraldo Magela: A noite costuma vir mais gente. Aos domingos, tem a missa das 6 da manhã, que também é uma missa muito concorrida. Domingo tem missa às 6h, as 8h, as 17h e 19h.

Notícias Gerais: E este sábado é um dia especial, não é? O que está sendo comemorado hoje?
Padre Geraldo Magela: Hoje a Igreja Católica celebra a Festa da Assunção de Nossa Senhora, ou seja, que ela foi para o céu. Tendo terminado sua carreira na terra, ela foi de corpo e alma para o céu. É um mistério que nós celebramos hoje, que na verdade é o futuro, aquilo que a fé cristã anuncia para todos nós: terminada nossa caminhada nesta terra, nós vamos ressuscitar junto de Deus.

Previna-se!

Para quem desejar acompanhar as missas então lembre-se: sempre mantenha uma distância segura, use máscara e fique de olho nos horários e lotações das igrejas. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui