

Najla Passos
Notícias Gerais
Quinze abrigos monitorados e 71 morcegos hematófagos, transmissores da raiva, capturados e tratados. Este foi o saldo da operação realizada em parceria pela Secretaria Municipal de Agropecuária de Ressaquinha e o Escritório Regional do Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA) de Carandaí, na comunidade do Canjamba, na divisa entre os dois municípios, na última quinta (28).
Os morcegos são os transmissores da raiva dos herbívoros, uma zoonose que não tem cura e pode ser transmitida tanto para o gado quanto para os humanos. Por isso, preocupa produtores e autoridades públicas da região desde que exames laboratoriais confirmaram dois casos positivos da doença em animais da comunidade da Fazenda da Pedra.
Conforme o secretário de Agropecuária de Ressaquinha, Wilson de Souza Neto, o município passou por um grande surto da doença entre o final de 2016 e o início de 2017, quando morria em média dois animais por dia na região.
“Com isso, uma campanha foi instalada e o município, através da Prefeitura Municipal, por intermédio da Secretaria de Agricultura, passou a contemplar todos os 273 produtores cadastrados no IMA com a doação da vacina contra raiva para todos os animais”, afirma ele.
Foto: Divulgação/ Secretaria de Agropecuária de Ressaquinha Foto: Divulgação/ Secretaria de Agropecuária de Ressaquinha
Recomendação aos produtores locais
A Secretaria de Agropecuária de Ressaquinha recomenda que todos os produtores do município procurem o órgão para receber as doses necessárias da vacina contra raiva dos herbívoros para aplicarem nos seus rebanhos.
Mais informações: (32) 3341-1210 // 98435-0474, na Secretaria de Agropecuária de Ressaquinha, ou (32) 3361-1435, no Ima de Carandaí.