Início Cultura Agenda PERFUME ATRÁS DA ORELHA: ESCRITORA PARTICIPA DE EVENTO LITERÁRIO NESTA QUINTA (17)

PERFUME ATRÁS DA ORELHA: ESCRITORA PARTICIPA DE EVENTO LITERÁRIO NESTA QUINTA (17)

Foto: divulgação

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Nesta quinta (17), às 20h, acontece a 13ª edição do Salão do Livro do Vale do Aço. Devido as condições adversas causadas pela pandemia da Covid-19, o evento será realizado no meio virtual.

A escritora Ana Paula Dacota será uma das convidadas do evento. Natural de Belo Horizonte, ela é mestranda em Estudos de Linguagens pelo CEFET-MG e formada em Letras pela mesma instituição.

Seu livro de poemas, intitulado “Perfume atrás da orelha”, que será apresentado no Salão do Livro, foi lançado somente em dezembro de 2019. No entanto, os poemas começaram a ser escritos em 2014.

O compilado final conta com 51 poemas e trata do universo feminino de uma maneira subjetiva, abordando temas como romance, perda solidão. “Mesmo sendo muito pessoal, tem muito daquele sentimento que todo mundo enfrenta, às vezes, de estar parado no meio de uma multidão e ainda sim se sentir só”, descreve a autora.

Ana Paula revela que, mesmo não tendo sido o título escolhido por ela, no princípio, como título do livro, e sim uma sugestão do editor, o poema “Perfume atrás da orelha” é o seu favorito na obra.

“Gosto muito desse poema, porque é muito aquela coisa do universo feminino, da expectativa, do encontro”, revela.


Perfume atrás da orelha

pingo perfume atrás da orelha

arrumo o cabelo, penduro brinco

ponho maquiagem, escondo a olheira

fico criando imagens dentro do meu circo

sinto a tontura e a tortura do carrossel

e dentro do redemoinho que me despenteia

cega pela luz que inunda meu ser

abro caminho para a centelha

desbotando o batom que antes era carmim


Durante o processo de edição, vários poemas foram retirados do livro com o intuito de formar uma narrativa mais estável para a obra e torná-la mais coesa.  “Eu tenho um poema que fala um pouco sobre política, ele se chama “Atentado ao pudor” (disponível abaixo), mas ele fala de uma forma bem velada sobre a questão da censura. É o poema mais político, que eu posso dizer, que tem no livro”, conta a autora.

Mesmo que não seja um plano concreto ainda, Ana Paula comenta que pode vir a lançar, no futuro, um novo livro de poemas com obras mais ‘políticas’.

“Eu continuo escrevendo sobre essas temáticas que me incomodam sobre a situação política mesmo que a gente está vivendo. Talvez eles venham a formar um conjunto de poemas que denuncie as questões socias que a gente está passando e tudo”, diz a escritora.


Atentado ao pudor

No dia que sai as ruas

Com duas bonecas nuas

Fui abordado pela polícia

Pois era proibido sair as ruas com brinquedos nus

No dia em que sai as ruas

Com o dedo anular esquerdo nu

Fui abordado por um sujeito

Que se achou no direito de me cantar

No dia que sai as ruas seminua

Ninguém notou, era carnaval

Todo mundo achou normal


Mercado

Mulher negra, Ana Paula destaca as dificuldades para os pequenos escritores no mercado literário. Na visão dela, se o cenário já era precário antes, a pandemia de Covid-19 – e a crise causada por ela – levou as grandes e as pequenas editoras a apostar somente em livros cuja venda é “mais certa”, ou seja, os títulos mais comerciais possíveis.

“Nós vemos as coisas sendo dominadas pelos grandes conglomerados e acaba que, principalmente, (a parte da) poesia e os poemas vai ficando muito sufocada, porque eles (que trabalham nas editoras) estão apostando sempre em outros gêneros”, expõe a escritora.

Salão do Livro

O 13º Salão do Livro do Vale do Aço ocorre nesta quinta (17), às 20, no canal do evento no YouTube.

Em sua participação, além de divulgar o site para compra do livro, Ana Paula Dacota irá descrever muito sobre o processo de criação da obra, que conta também com ilustrações feitas pelo artista plástico André Araújo.

“A ideia era a gente participar de uma série de eventos para continuar a divulgação do livro… mas aí esses eventos agora estão acontecendo nesse formato virtual em virtude do momento que a gente está vivendo”, lembra a autora de “Perfume atrás da orelha”.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui