Redação
Notícias Gerais
O prefeito de Barbacena, Luiz Álvaro, anunciou neste sábado (25) que irá aderir ao protocolo estabelecido pelo governo de Minas Gerais para reabertura do comércio, batizado de “Minas Consciente – Retomando a economia do jeito certo”.
Durante a manhã, ele esteve reunido o presidente da Câmara de Vereadores, Amarílio Andrade, e com representantes do comércio local, para discutir a adesão ao programa estadual.
O programa setoriza as atividades econômicas em quatro “ondas” estabelecidas pela Secretaria de Saúde: onda 0 – serviços essenciais; onda 1 – baixo risco; onda 2 – médio risco; onda 3 – alto risco. CAda uma delas será liberada para funcionamento de forma progressiva, conforme indicadores de capacidade assistencial e de propagação da doença, avaliando o cenário de cada cidade e a taxa de evolução da Covid-19 na região.
O inteiro teor do protocolo do governo do Estado, entretanto, só será conhecido na integralidade na semana que vem. Nem mesmo as atividades que compõem cada “nda”já foram anunciadas. Portanto, autoridades municipais e comerciantes de Barbacena ainda não sabem exatamente com o que estão concordando. Muito menos a população.
Em nota, a Prefeitura afirma que “o comerciante de Barbacena deverá acompanhar as notícias e diretrizes estabelecidas pelo protocolo ‘Minas Consciente’, exclusivamente pelos sites oficiais do Estado bem como do Município de Barbacena”.
A nota também reforça “que a medida de prevenção é ficar em casa”. E alerta: “sendo necessário sair, use máscara, ressaltando que seu uso foi declarado obrigatório através de Decreto do Estado de MG”.
Curva em ascensão
A decisão do prefeito Luíz Álvaro de aderir ao protocolo ainda desconhecido ocorre em um momento em que a curva da pandemia da Covid-19 está crescendo em Barbacena.
Em entrevista coletiva à imprensa, na última quinta (23), a secretária de Saúde de Barbacena, Marcilene Dornelas, alertou que a taxa de ocupação dos leitos hospitalares do município já está em 70%, mesmo com a criação dos 25 novos leitos para atendimento as vítimas da Covid-19.
[…] PREFEITO DE BARBACENA DECIDE REABRIR COMÉRCIO NO MOMENTO EM QUE CURVA DA DOENÇA CRESCE NA CIDADE […]
[…] Fonte: noticiasgerais.net […]
Com medidas de isolamento, apenas 3% dos leitos de UTI em Minas Gerais estão ocupados por casos confirmados e suspeitos de Coronavírus https://folhadebarbacena.com.br/com-medidas-de-isolamento-apenas-3-dos-leitos-de-uti-em-minas-gerais-estao-ocupados-por-casos-confirmados-e-suspeitos-de-coronavirus/
Estes dados foram repassados pela assessoria do governador Zema e dizem respeito ao números de pacientes confirmados, não contempla os casos suspeitos.