Kamila Amaral
Notícias Gerais
Na última sexta (17), o prefeito de São João del-Rei, Nivaldo Andrade (PSL), afirmou em vídeo, divulgado nas redes sociais, que estava autorizando a reabertura de parte do comércio local – mesmo dos estabelecimentos que não prestam nenhum tipo de serviço considerado essencial.
No mesmo dia, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG) encaminhou ao prefeito um ofício no qual pede esclarecimentos, por escrito, sobre “a menção à abertura de atividades não essenciais sem qualquer respaldo técnico científico e em descumprimento à Deliberação nº 17/2020 do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19, adotando medidas para informar adequadamente a população”.
Questionada a respeito da solicitação do MPMG, a assessoria de comunicação da Prefeitura Municipal de São João del-Rei apresentou à reportagem do Notícias Gerais o que chamou de “posição da Federaminas e do próprio governador sobre o assunto”.
Segundo a Federaminas (Federação das Associações Comerciais e Empresariais de Minas Gerais), “depois de várias solicitações da Federaminas junto ao Governo do Estado por medidas de flexibilização para a reabertura do comércio em Minas, o governador Romeu Zema (Novo) anunciou, na manhã desta terça-feira (21/04), em entrevista exclusiva à Rádio Itatiaia, que vai lançar o protocolo para reativação gradual da economia ainda nesta semana”.
A assessoria afirma que essa nova medida adotada pelo Governo do Estado “vai ‘enterrar’ as recomendações do MPE”. Nivaldo deve se pronunciar sobre o assunto novamente nesta quarta-feira (22) e anunciar a reabertura – ou não – do comércio local.