

Assessoria de Imprensa
Na última sexta-feira, 21 de maio, o projeto “Doutores por um Triz”, uma trupe de médicos coloridos que levam risadas a pacientes de São João João del-Rei e região, completou 20 anos de atividades. Inspirado no trabalho de Hunter Adams, ele aborda a humanização da medicina nos ambientes hospitalares e a promoção de um tratamento alternativo, a partir da relação estabelecida entre arte/saúde.
Cuidados médicos e doses de remédios são fundamentais para restabelecer a saúde, mas talvez não sejam o suficiente. Os Doutores por um Triz ajudam pacientes a enfrentar doenças mais graves com leveza e alegria, o que pode auxiliar bastante na recuperação.
De acordo com a idealizadora do projeto, Cláudia Braga, que é professora do curso de Teatro, mais de 120 pessoas já passaram pelo Doutores – entre alunos, alunas e pessoas da comunidade são-joanense. O trabalho tem como público-alvo pessoas internadas em hospitais – sejam crianças ou adultos -, pacientes em tratamento de hemodiálise e idosos que vivem em abrigos.
“Cremos que o projeto tem considerável impacto social na região, ao ponto de sermos chamados sistematicamente para eventos de apoio à saúde e campanhas específicas promovidas pela sociedade civil, inclusive em outras cidades do Campo das Vertentes”, avalia Claudia, ressaltando que o projeto inclusive já recebeu prêmios pelas ações que realiza.
Por conta da pandemia, a iniciativa precisou apostar no formato remoto, por meio de esquetes e canções gravadas em vídeo. “De acordo com profissionais da saúde que nos auxiliam a divulgar os vídeos, a recepção tem sido calorosa”, comenta.
Aprendizado
“O projeto, cuja origem é a área de artes, por realizar a interconexão de saberes, tem um forte impacto na formação dos estudantes de nossa Instituição, que dele participam, sejam eles de que área forem, no sentido de sua humanização frente aos problemas de seus semelhantes e de sua responsabilidade diante da sociedade”, afirma a professora.
Claudia Braga salienta ainda o fato do Doutores ter gerado “filhotes” ao longo deste tempo, com projetos semelhantes nas universidades federais do Vale do Jequitinhonha e de Lavras.
O Doutores por um Triz realiza, também, ações em parceria com o Programa Sangue Bom, com o objetivo de estimular a doação de sangue e ajudar a recompor os estoques de hemocentros.
Para conhecer mais sobre o trabalho, siga o projeto pelo Facebook, Instagram, ou acompanhe pelo canal do YouTube abaixo.