Início Gerais Cotidiano PROJETO ESTIMULA CRIAÇÃO DE HORTAS COMUNITÁRIAS EM SANTA CRUZ DE MINAS

PROJETO ESTIMULA CRIAÇÃO DE HORTAS COMUNITÁRIAS EM SANTA CRUZ DE MINAS

Espaços abandonados serão usados para criação de hortas comunitárias.
(Foto: Ezequiel Cruz)

Kamila Amaral
Notícias Gerais

Por meio do programa “Jovem Monitor”, alunos da Escola Estadual Amélia Passos, em Santa Cruz de Minas, desenvolveram uma ação voltada para a criação de hortas comunitárias nos espaços públicos da cidade que estão sem uso.

A ideia é envolver a comunidade local no processo de construção e manutenção das hortas.

Como o protagonismo é dos jovens é deles a voz

Um dos idealizadores dessa ação é o estudante do 3º ano do ensino médio, Rodrigo Augusto de Lima, que tem 16 anos. Ele explica que a primeira etapa do Programa Jovem Monitor teve início em novembro de 2019 e estava prevista para terminar no mês de maio de 2020, no entanto, foi prorrogada por causa da pandemia da Covid-19. 

A criação desses espaços comunitários foi uma ideia dos alunos envolvidos no programa. “As hortas vão ajudar as pessoas que não têm como comprar essas verduras e vão ser úteis para a comunidade mesmo depois da crise provocada pelo coronavírus”, afirma Lima. 

Para ele, o envolvimento nas hortas pode proporcionar também outro tipo de ajuda para a população durante a pandemia. “E vai ser muito importante para as pessoas para distrair a mente e ter algo para fazer”, acredita o estudante. 

Ezequiel Cruz, 18 anos, já formado pela Escola Estadual Amélia Passos, frisa a desigualdade social como um dos motivos para criação das hortas. “A gente estava pensando que muitas pessoas nessa pandemia não têm o mesmo acesso a alimentos como outras têm”, lembra o jovem. 

Ele destaca também que Santa Cruz de Minas já possui uma horta comunitária que não está ligada ao projeto. “Essa está localizada próximo ao CRAS, mas como nem todo mundo conhece, a gente pensou em construir outra nas regiões mais periféricas da cidade”, afirma Cruz.

Os produtos da horta solidária serão vendidos a preços mais baixos que o de mercado. No entanto, as pessoas envolvidas na manutenção da horta terão acesso aos alimentos com preços mais acessíveis ou até gratuitamente, dependendo do tempo que investirem no trabalho na horta. 

Programa “Jovem Monitor”

O “Jovem Monitor” é uma iniciativa da Prefeitura Municipal de Santa Cruz de Minas que visa o desenvolvimento e emancipação dos participantes através do envolvimento em atividades dentro das secretarias de Assistência Social, Comunicação e Secretaria de Lazer, Esporte e Cultural. 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui