Por Raruza Keara *
O novo coronavírus (Covid-19) foi identificado pela primeira vez, em dezembro de 2019, na cidade de Wuhan, na China. Após esses quatro meses, a doença evoluiu para um quadro de pandemia, afetando a vida da população nos quatro cantos do mundo. Com medo da disseminação rápida da doença , que já matou 10 mil pessoas, nações de todo planeta criaram medidas para conter a contaminação em massa de suas populações.
Entre essas medidas encontra-se o isolamento social. No Brasil, desde o início dessa semana, empresas públicas e privadas vêm se adequando à situação, seja com a criação de regimes especiais de horários e home office (funcionários trabalham em casa), seja pela paralisação total das atividades de trabalho. Milhões de pessoas já estão isoladas em suas casas e com saídas restritas em diversas cidades do país.
Segundo a OMS, o isolamento social gera outro quadro de saúde preocupante, como as crises de ansiedade e de estresse. Para as pessoas vencerem esses problemas, a organização pontuou seis dicas importantes, que são: controlar o acesso às informações, usar positivamente as redes sociais, ser solidário, respeitar sua necessidade de parar e se escutar, reconhecer o trabalho dos profissionais de saúde e espalhar histórias positivas.
Pensando nisso, eu criei a “Quarentena Criativa: vencendo o COVID 19 com o artesanato”. O evento mistura um pouco de todas essas dicas apresentadas pela OMS e é uma forma de usar a arte e a criatividade ao favor de nosso equilíbrio, da nossa qualidade de vida nesses dias tão difíceis. A Quarentena Criativa inicia-se no dia 23 de março, às 18h, e ocorre nas redes sociais do projeto, que estão logo abaixo. É importante dizer que serão videoaulas interativas e são destinadas a todas as idades. Vai ter artesanato para crianças, para quem se interessa por crochê, tricô, customização e pra quem gosta de dicas de moda.
Confira a chamada no vídeo abaixo:
Me acompanhe nas redes sociais:
YouTube
Instagram
Facebook
* Jornalista, docente e designer em crochê