Kamila Amaral
Notícias Gerais
O pequeno Oliver tinha apenas três dias de vida quando engasgou, apresentou dificuldades para respirar, foi socorrido pelos policiais militares de Coronel Xavier Chaves e levado às pressas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), de São João del-Rei. O caso aconteceu no dia 23 de março e ganhou repercussão após a equipe do 38° Batalhão da Polícia Militar que atendeu a ocorrência, formada pelo Cabo Lucas, Cabo Silva e Soldado Marques, publicar um vídeo contando a história.
Os pais do bebê, Igor e Sabrina, pediram ajuda aos policiais pelo 190 ao notarem que a criança estava sufocando no berço com dificuldades para respirar. No local, os militares realizaram a “Manobra de Heimlich” na criança, mas não obtiveram resultados.
Diante da situação, os policiais decidiram levar a criança para a UPA são-joanense em busca de atendimento. No caminho, mantiveram as tentativas com a “Manobra de Heimlich” e conseguiram que a criança voltasse a respirar. “Foram essenciais no salvamento do nosso filho, chegaram muito rápido”, disse o pai da criança sobre a atuação da PM.
Como ajudar um bebê engasgado?
No vídeo publicado contando sobre o resgate da criança (disponível acima), a Polícia Militar incluiu instruções de como agir em situações similares. O primeiro passo para os pais ou responsáveis é manter a calma para conseguir aplicar os primeiros socorros e realizar a manobra de desobstrução das vias respiratórias da criança.
É importante também ficar atento aos sinais de que a criança está engasgando, os mais comuns são: boca azulada, dificuldade respiratória e tosse silenciosa. Se a criança tiver tossindo, deixe, pois ela vai se desengasgar naturalmente.
Se ela apresentar os sintomas, segure-a firmemente, de barriga para baixo e cabeça inclinada em direção ao chão, e bata com calcanhar da mão, cinco vezes, no vão entre os ossos das costas da criança. Após isso, vire a criança e observe se o alimento ou objeto que a estava engasgando está na boca dela. Se a criança continuar engasgada, com ela agora de barriga para cima, pressione, outras cinco vezes, dois dedos no meio do osso que fica entre os mamilos até que ela se desengasgue e volte a respirar normalmente. Esse procedimento deve ser feito mantendo a cabeça da criança inclinada em direção ao chão.