Início Opinião Coluna RECEITA DO CHEF: PUDIM DE PÃO COM SABOR DE INFÂNCIA

RECEITA DO CHEF: PUDIM DE PÃO COM SABOR DE INFÂNCIA

Alexandre Frigo *

Não sou muito fã de doces. Acho que puxei meu pai (ele era chegado em coisas de sal). E, assim como ele, de vez em quando bate uma vontade de comer algo doce. Quando isso acontece, fico à caça de algo e acabo comendo chocolate, pois não tem nenhum doce em casa. Aí alguém pode falar assim: “Uai! Mas chocolate é doce!”. Eu respondo: “Não! Chocolate é chocolate. A gente usa chocolate para fazer doces. Deixa ele na condição de ingrediente de uma mousse, por exemplo, pois assim posso comer sem culpa.

Por falar em mousse de chocolate, taí um dos doces que eu adoro. O outro é o pudim de leite condensado. É o ápice da sobremesa para mim. Eu vou comendo devagar para economizar. Vou degustando cada colherada para aproveitar ao máximo cada pedacinho de sabor. E ainda fico com um olho no prato e outro na travessa em estado de vigília, como se em algum momento, por um passe de mágica tal iguaria pudesse sumir em um “Plim”. Alguém pode até pensar que sou esganado. Não é isso gente. É paixão. Tipo quando você é criança e aquele parente muito querido que mora fora vem te visitar e você não quer que ele vá embora. É como aquela brincadeira gostosa que você não quer que acabe. É como entrar de férias na escola. O que a gente quer é se maravilhar e prolongar o êxtase.

Não como somente estes dois tipos de doces. Outro dia fui agraciado com uma mousse de limão feita pela Letícia que estava divina. Muito leve, com a acidez no ponto e sem estar muito doce. Decorada com raspas de limão. Perfeita!

A receita de hoje é de uma sobremesa que remete a minha infância. Trata-se do pudim de pão. Algo que Dona Maria, minha mãe, fazia com maestria. Aliás, doces, principalmente os de frutas ela fazia muito bem.  Mas com poucos recursos, ela dava o seu jeito e fazia maravilhas.

Vamos à nossa receita:

Ingredientes

1 lata de leite condensado, 1 lata de leite, sobras de pão dormido; qualquer pão serve para fazer o pudim, mas tem que ser o equivalente a 6 pães; uma pitada de sal; meia xícara de açúcar ou a gosto; meio coco ralado; 3 ovos; canela em pó a gosto; 2 colheres de manteiga

Modo de preparo

Em uma tigela, coloque o pão picado em pequenos pedaços. Umedeça com o leite e reserve por 10 minutos. Passado este tempo, acrescente o leite condensado, o açúcar, os ovos inteiros, a manteiga e o coco ralado. Misture tudo até ficar homogêneo. Em seguida, coloque a mistura em uma assadeira untada com manteiga e polvilhada com açúcar. Leve para assar em forno preaquecido a 180 graus e em banho maria por 40 minutos.

Quando podia, D. Maria fazia uma calda simples de ameixa para decorar o pudim. Ela o assava em uma forma de bolo, daquelas com buraco no meio e despejava a calda de ameixa por cima. Era um espetáculo maravilhoso aos meus olhos.

* É chef de cozinha.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui