Início Gerais Política REELEITO, FÚVIO FAZ BALANÇO DO PRIMEIRO SEMESTRE EM CORONEL XAVIER CHAVES

REELEITO, FÚVIO FAZ BALANÇO DO PRIMEIRO SEMESTRE EM CORONEL XAVIER CHAVES

Imagem: Notícias Gerais

Wanderson Nascimento
Notícias Gerais

Continuando o balanço dos seis primeiros meses de mandato dos prefeitos da região, a reportagem do Notícias Gerais conversou com Fúvio Olímpio de Oliveira Pinto, conhecido como Fúvio do Chico (PSDB). O tucano foi reeleito ao Executivo de Coronel Xavier Chaves com 1.329 votos, tendo sido candidatura única.

A eleição municipal teve 20,25% de abstenção, 15,45% votos brancos e 26,06% votos nulos à prefeitura. Fúvio tem 43 anos, é casado, tem ensino superior completo e declara, ao TSE, a ocupação de comerciante.

Fúvio – à direita e com camisa preta – responde, ao NG, sobre diversas temas. (Foto: arquivo pessoal)

Pandemia

Fúvio aponta que o fato de dar continuidade à gestão ajuda a enfrentar com menor dificuldade a pandemia da Covid-19, apesar de a situação estar, na visão dele, ainda complicada. Segundo ele, a reeleição dá um conforto maior na sequência do enfrentamento ao novo coronavírus.

“Já temos a experiência adquirida desde o início da infestação, mas muitos problemas ainda são frequentes e outros virão. Um exemplo é o retorno as aulas presenciais, que causará vários transtornos, principalmente logísticos para que tudo ocorra com segurança”, destaca.

Prós e contras da reeleição

Fúvio do Chico acredita na experiência adquirida como sendo a principal vantagem de ter sido reeleito. Segundo ele, a ansiedade é bem menor. Por outro lado, como desvantagem, ocorre uma certa exaustão por enfrentar dois mandatos consecutivos.

“O cansaço é bem maior, pois o cargo consome muito, tanto fisicamente, quanto psicologicamente, mas em um contexto geral é bem melhor”, admite.

Principais desafios e iniciativas

O prefeito elenca que os desafios para a administração do município são constantes, mas pontua que a gestão das obras em andamento gera um transtorno muito grande. “A ansiedade das pessoas também é um desafio e estamos muito vulneráveis (com) as redes sociais”, afirma.

Sobre os principais planos e projetos de sua gestão, Fúvio sugere que está trabalhando no projeto “Desperta e Empreende Coronel Xavier Chaves”: a iniciativa será lançada no IV Seminário de Desenvolvimento Econômico e Turístico do município, que será realizado no último dia do mês.

Ele também destaca a parte de infraestrutura. “Várias obras estão sendo contratadas, como a creche municipal, a praça de esportes e área de convivência no bairro Vila Fátima, além da pavimentação total da estrada de acesso a Comunidade da Cachoeira, entre outros”, enumera.

Relação com o Legislativo e expectativas para o ano

O relacionamento do Executivo com o Legislativo, de acordo com Fúvio, está sendo muito tranquilo.

“Os vereadores são todos muito comprometidos com o desenvolvimento do município e muito entusiasmados com o cargo que exercem”, avalia.

Sobre as expectativas para os próximos seis meses, o prefeito também está otimista. “Temos vários projetos em andamento, várias obras sendo executadas, outras para iniciarem, e muito entusiasmo para realizar cada vez mais”.

Fúvio finaliza, destacando que ser prefeito, para ele, é viver no limite em vários aspectos, com grande carga de responsabilidade.

“Corremos muito risco nas decisões que tomamos. Estamos sujeitos a uma legislação muito pesada, onde o erro é praticamente inadmissível. A opinião pública está expressa de todas as formas e nos chega a um piscar de olhos o que nos faz temer as decisões que iremos tomar”, reflete.

Por outro lado, ele pondera sobre o sentimento de gratificação por poder realizar um bom trabalho em prol da sociedade. “É extremamente gratificante perceber que, diante de todos os desafios, conseguimos deixar uma marca de trabalho e dedicação ao povo de nosso município, suportamos as pressões e seguimos confiantes que fazemos o nosso melhor nas condições que temos”, conclui.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui